Norte da Bahia terá Câmara de Turismo

Juazeiro, Casa Nova, Curaçá, Sobradinho e Remanso são os municípios que integram a Instância de Governança do turismo na região

  
  

Após a realização da 3ª Oficina de Direcionamento Estratégico da Instância de Governança de Turismo dos municípios baianos de Juazeiro, Casa Nova, Curaçá, Sobradinho e Remanso, foi definido que a região norte do estado vai instalar uma Câmara de Turismo. Os trabalhos foram encerrados na última terça-feira (24), no Grande Hotel de Juazeiro, onde estavam reunidos empresários, instituições e representantes das prefeituras dos cinco municípios envolvidos.

Apoiar e impulsionar o desenvolvimento do turismo sustentável na região é a missão definida pela Câmara de Turismo. De acordo com o consultor do Sebrae e do Ministério do Turismo, Ricardo de Cerqueira, nesse último encontro foram definidas as ações da Câmara nos próximos dois anos para que ela funcione com foco em resultados. “Após as três oficinas conseguimos definir a missão, as linhas de ações estratégicas, os resultados esperados e o esboço do regimento interno da instância”, explicou.

Ele acredita o lançamento da Câmara de Turismo será em abril. “Vamos lançar oficialmente e realizar a eleição dos membros do órgão, que vai contribuir para o desenvolvimento dessa importante atividade na região” ressaltou Ricardo. O consultor disse ainda que a Câmara será um espaço onde serão discutidos e articulados os principais projetos, além de acompanhar as iniciativas das prefeituras e de órgãos do Governo do Estado, como a Bahiatursa.

O gestor de turismo pelo Sebrae, Paulo Angelin, informou que o grupo definiu também a implantação dos Conselhos Municipais de Turismo, o que vai fortalecer ainda mais a atividade, que terá a Câmara como órgão maior da Instância de Governança. Angelin destacou a grande participação do empresariado da região. “A maioria são empresários, ao contrário de outras regiões turísticas. Estamos contando também com representantes do poder público dos cinco municípios, o que é fundamental para que as ações aconteçam”. Ele disse ainda que o município de Juazeiro funcionará como pólo da Câmara de Turismo, que deve integrar suas ações também com os municípios de Pernambuco, como já vinha acontecendo através da Região Integrada de Desenvolvimento (Ride).

Serviço:
Sebrae/BA - (71) 3320-4300

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

  
  

Publicado por em