Novos roteiros são formatados durante Oficina de Roteirização na Bahia

Denominados “Encanto das Águas” e “Baía de Todas as Cores”, os roteiros foram definidos após diversas discussões entre participantes do encontro.

  
  

Dois novos roteiros foram formatados durante a primeira das Oficinas de Roteirização, realizadas pela Bahiatursa, em parceria com o Sebrae, entre os dias 8 e 10 deste mês, em Salvador.

As oficinas, realizadas em 4 zonas turísticas, fazem parte do Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil, com o objetivo de propor aos diversos atores envolvidos com o turismo, orientações para a diversificação da oferta turística.

Denominados “Encanto das Águas” e “Baía de Todas as Cores”, os roteiros foram definidos após diversas discussões entre os cerca de 30 participantes do encontro.

O primeiro dos roteiros abrange os seguintes destinos: Salvador, São Francisco do Conde e Itaparica. São oferecidos 5 dias e 4 noites, onde o turista poderá ter contato com os segmentos do Turismo Náutico, Histórico Cultural e Étnico.

Já o “Baía de Todas as Cores”, será realizado em Salvador, São Francisco do Conde, Santo Amaro, Cachoeira, São Félix, Itaparica e Maragojipe, durante 8 dias e 7 noites. Os segmentos contemplados são o Turismo de Base Comunitária, Histórico Cultural, Ecoturismo e Turismo Religioso.

Segundo a mediadora das oficinas, Wilka Carvalho, a formatação dos dois novos roteiros ocorreu após os participantes analisarem os locais que já eram comercializados, mas sem a visibilidade necessária para a ampliação da oferta turística.

“Os dois roteiros são em zonas bastante vendidas pelas agências, mas possuem atrativos pouco explorados. Com essas novas formatações esperamos que o fluxo turístico nesses locais seja intensificado, bem como uma maior valorização de alguns pontos de visitação”, explicou.

A representante da agência de turismo Novo Tempo, Vanilda Rosa, elogiou a iniciativa da Bahiatursa e do Sebrae em realizar a ação.

“A partir do que é discutido e formatado durante as oficinas, ficamos mais seguros ao saber que estamos construindo um roteiro viável operacionalmente e comercialmente”, afirmou.

Para o Guia de Turismo, Alberto Sales, que participou do evento, as oficinas permitem que o profissional que trabalha com turismo, esteja atualizado acerca das fragilidades de alguns roteiros.

“É importantíssimo fazer essa identificação, para que possamos melhorar os pontos onde são identificadas dificuldades em uma operação turística”, explicou.

Após a ação em Salvador, as oficinas serão realizadas entre os dias 16 e 19 de novembro em Feira de Santana, que faz parte da zona turística Caminhos do Sertão.

Em seguida, a equipe segue para Barreiras, no oeste baiano, onde o evento acontece entre os dias 28 de novembro e 02 de dezembro. Por fim, de 05 a 12 de dezembro, a cidade de Santo Antônio de Jesus, na zona turística Caminhos do Jequiriçá sedia os encontros.

Visite:www.revistaecotour.com.br

Fonte: Bahiatursa

  
  

Publicado por em