O Charme do Turismo de Inverno

Temperaturas baixas, mas recheadas de calor humano e grandes emoções nos melhores destinos de inverno.

  
  
Lago Negro - Gramado

O inverno é a estação mais elegante do ano, não há dúvida. É o período em que as pessoas capricham no visual, tiram os agasalhos do armário e aproveitam a temporada para entrar no clima típico europeu, passear em meio a temperaturas baixas e saborear deliciosos pratos quentes.

É a época do ano em que o país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza, também se veste de cinza, fica frio e nublado. É quando as névoas criam um cenário mágico, principalmente, na região Sul do Brasil, onde há cidades em que a temperatura costuma cair abaixo de zero e geadae neve são fenômenos comuns.

Seja para curtir com a família ou para um romance a dois, a temporada de inverno é um convite para viajar, para fazer passeios e curtir o frio das montanhas diante de uma lareira, em um chalé, pousada ou hotel, com todo o charme, requinte e sofisticação que a estação merece.

Gramado é um dos destinos preferidos dos turistas. A cidade fica próxima de Porto Alegre, mas a 900 metros de altitude. Por causa da arquitetura típica europeia e dos canteiros de hortênsias, Gramado ganhou o apelido de Alpes Suíços brasileiros. Com o inverno rigoroso na região, os turistas são constantemente presenteados com o espetáculo mais desejado: a neve.

Rua Central - Gramado

Um belo passeio é o Lago Negro, uma reserva florestal com vegetação trazida da Alemanha, terra natal dos moradores da cidade, um O lugar é um convite imperdível para caminhadas ou passeio de pedalinho. De Gramado, o turista pode visitar outras cidades da serra gaúcha, também muito agradáveis nesta época do ano, como Canela, Caxias do Sul, Garibaldi, Nova Petrópolis e Bento Gonçalves, famosa por sua produção de vinhos de renome internacional.

Outro passeio imperdível é o parque temático de Gramado, onde estão reproduzidas, em versão miniatura, diversas construções famosas do Brasil e da Alemanha. Ali o turista confere, por exemplo, a Igreja São Francisco de Assis (Ouro Preto) ,e a Torre de Martinstor e o Castelo Newsschanstein.

Campos do Jordão (SP) é outra excelente opção para os que procuram o aconchego e o charme do inverno. Situada a 1.700 metros de altitude, na Serra da Mantiqueira, a cidade é considerada a Suíça brasileira, por causa do clima de montanha e das belíssimas paisagens, cenário ideal para namorados de todas as idades.

O clima frio e seco e a excelente infraestrutura local tornam a cidade um dos destinos mais atraentes do inverno. Entre os passeios mais conhecidos estão o Morro do Elefante, que oferece uma bela vista da cidade, e o Horto Florestal, parque mais antigo do país e com o maior número de coníferas do estado de São Paulo. Os amantes de gastronomia se realizam na Vila Capivari, onde estão concentrados os melhores bares e restaurantes. Outro destino turístico muito procurado no inverno é Petrópolis, na Serra Fluminense. A cidade oferece várias atrações mas a principal é o Museu Imperial, , onde estão guardados o trono e a coroa de D. Pedro II, com 639 brilhantes, entre outras relíquias.

Cascata do Pirata - São Joaquim

Próximo ao museu, o turista encontra a Igreja de São Pedro de Alcântara, em estilo gótico francês, e o Palácio de Cristal, primeiro prédio pré-fabricado no país com estruturas metálicas e vidros franceses. O local foi cenário de diversos fatos históricos, como o baile de comemoração à libertação dos escravos.

Itaipava, distrito de Petrópolis, a 15 quilômetros do centro histórico, é outra localidade perfeita para quem quer curtir o clima de romantismo na região. A cidade possui lindas pousadas, aquecidas por lindas lareiras, e ideais para um programa familiar ou de casal.

São Joaquim é outro destino ideal para fazer turismo no inverno. A cidade fica a 1.360 metros de altitude e é considerada a mais fria do Brasil, chegando a marcar10ºC negativos. O local é famoso pela neve no inverno, fenômeno que encanta pessoas de todas as idades, em meio a um cenário tipicamente europeu e de natureza exuberante.

Nesses destinos, os turistas conferem uma atmosfera imersa na névoa, na geada, criando uma atmosfera lúdica e bucólica, onde os termômetros congelam e o cenário fica translúcido, o tempo parado nas brumas frias das serras, mergulhado na neblina, ambiente ideal para o calor de uma boa viagem e de momentos inesquecíveis.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em