O Maior São João do Mundo, Campina Grande, PB – Renda-se aos encantos, festividades e tradições dessa festa

Até 02 de julho, a cidade espera receber mais de 2,5milhões de visitantes para a tradicional festa de São João. A festa terá inúmeras atrações.Luan Santana, Fernando & Sorocaba, Luan Estilizado e a dupla Jorge e Mateus são nomes confirmados.

  
  
O Maior São João do Mundo, Campina Grande

Por Eduardo Andreassi

O Maior São João do Mundo é um evento anual realizado pela prefeitura de Campina Grande, no estado da Paraíba durante o mês de junho. Trata-se de uma tradicional festa junina. Na cultura do Nordeste brasileiro é muito típico comemorar o dia de São João através de espetáculos, danças e quadrilhas.

Quadrilhas, comidas típicas, xaxado, xote, forró pé-de-serra e muito forró estilizado também animam o público no evento que exalta a cultura e a tradição paraibana.
No domingo, 02 de julho, último dia da grande festa, os cantores Fernando & Sorocaba, e Luan estilizado subirão ao palco principal do evento.

Antes do evento ser criado, já se dançava forró e se comemorava o São João em Campina Grande. As festas de São João, Santo Antônio e São Pedro eram comemoradas com animação entre familiares e amigos convidados para as festas particulares, em volta de grandes fogueiras. Havia dança de forró em sítios, granjas e fazendas.

Sítio São João
Parque do Povo

O Maior São João do Mundo nasceu pequeno, mas para ser grande. Sua primeira edição foi realizada no Parque do Povo em 1983. O momento em que o Parque do Povo fica mais próximo de estar lotado chega a ter uma média de 100 mil pessoas por noite e mais de 300 barracas, como acontece com grandes shows, como de Elba Ramalho.

O comércio local também é aquecido. São gerados milhares de empregos diretos e indiretos. A Rede Hoteleira também foi beneficiada, tendo sua capacidade preenchida em 100%.

Locomotiva do Forró
Sítio São João

Mas Campina Grande não é só uma grande festa e muito forró. Surpreende ao retratar muito bem o jeito do nordestino – simpático, acolhedores, alegres – e que fazem questão absoluta de compartilhar desses momentos de alegria com seus visitantes.

Público e bonitas mulheres
Casa de Cumpade
Dançando forró

São tradições e eventos assim que fomentam a economia, o turismo e qualidade de vida das pessoas, na qual são gerados milhares de empregos e momentos de bem estar, sendo saudáveis e essenciais para o Ser Humano.

Vila Junina Quadrilhando

Locais de Entretenimentos

Espalhadas por todos os cantos da cidade, além do Parque do Povo – possui uma área de 42 mil m², chega a ter 100 mil pessoas por noite e mais de 300 barracas, bares e restaurantes - , o festeiro pode aproveitar lugares como o Memorial Do Maior São João do Mundo, a Vila do Artesão – espaço que reúne o melhor do artesanato produzido na região sendo possível conferir o trabalho de 200 artesãos - e o sítio São João – relembra um vilarejo rural do século XIX e oferece atrações musicais e pratos típicos - , que preservam as raízes culturais da região.

Sítio São João
Vila do Artesão
Artesã - Vila do Artesão
Vila do Artesão

Casa de Cumpade, Bodódromo, Locomotica do Forró, Ônibus do Forró, Bar do Cuscuz e Museu da Arte Popular da Paraíba também são entretenimentos que devem ser colocados na agenda do festeiro.

Shows - Luan estilizado

Confira Programação Completa

Programação



Eduardo Andreassi
Jornalista e Fotojornalista
Contato: edu_andreassi@hotmail.com
Site :
www.eduardoandreassi.com

Copyright 2017 - Eduardo Andreassi - Todos os direitos reservados
Todas as fotos deste álbum virtual estão protegidas pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das minhas imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e autorização.


Eduardo Andreassi viajou a convite do Ministério do Turismo com apoio da Prefeitura de Campina Grande, Paraíba.

  
  

Publicado por em