Obras estruturantes visam atraiam turistas, beneficiar moradores e consolidar a atividade no Brasil

O GT se reuniu na sede do MTur para apresentação de projetos e discussão de questões relacionadas à regulamentação e legislação do setor.

  
  

O ministro do Turismo, Gastão Vieira, afirmou no dia 12 de janeiro - na abertura da reunião do Grupo de Trabalho de Turismo Náutico - que o Plano Nacional de Turismo (PNT) vai guiar as ações do ministério.

Enfatizou também que o interesse do MTur está voltado a projetos bem estruturados que considerem também o contexto social da região em que as obras serão executadas.

A intervenção do ministro aconteceu durante a apresentação do projeto do píer turístico de Porto Belo (SC) - obra financiada pelo MTur e inaugurada pelo ministro no final do ano passado.

Gastão Vieira citou o projeto da cidade catarinense, que inclui obras de saneamento básico, como exemplo de projeto estruturante, que traz benefícios para o turismo e também para a população local: - “Projetos bem estruturados que atraiam o turista, beneficiem moradores e consolidem a atividade turística podem contar com apoio do Ministério’’.

Turismo naútico:

A presença da cúpula do Ministério do Turismo na abertura do Grupo de Trabalho de Turismo Náutico (GT Náutico) foi apontada pelo ministro Gastão Vieira como um sinal da importância desse segmento para o turismo brasileiro. O GT se reuniu na sede do MTur para apresentação de projetos e discussão de questões relacionadas à regulamentação e legislação do setor.

“Estamos todos aqui, secretário executivo, secretários de Políticas e de Programas e diretores, para demonstrar unidade da equipe de trabalho e manifestar a importância estratégica do turismo náutico”, disse o ministro. Anunciou também que o Plano Nacional de Turismo está em fase final de elaboração e será lançado em breve.

Para Gastão Vieira, as obras de infraestrutura terão prioridade nos investimentos do ministério. Ele saudou o GT Náutico, dizendo que o MTur precisa de colaboradores efetivos e ativos nesse momento novo do turismo brasileiro: - “Estamos definindo políticas de médio e longo prazo e as obras de infraestrutura são prioridade”.

Na reunião do Grupo de Trabalho foi debatida uma série de itens, como a situação da temporada de cruzeiros 2011/12; eventos internacionais com participação da Embratur; funcionamento de alfândega em pontos de escala, projeto Porto sem Papel.

O GT Náutico é composto por representantes de ministérios, secretárias, agências reguladoras, secretarias estaduais e municipais de turismo e entidades de classes.

Plano Nacional do Turismo:

Gastão Vieira havia anunciado, durante abertura do Grupo de Trabalho de Turismo Náutico, a realização de uma reunião na Casa Civil para os últimos ajustes no Plano Nacional de Turismo 2012/15, que será lançado brevemente. Vão participar do encontro os ministros da Fazenda, Guido Mantega, e do Planejamento, Miriam Belchior.

“Estamos ajustando o Plano Nacional de Turismo à política do governo federal”, disse o ministro. Segundo ele, existe por parte do governo da presidenta Dilma Rousseff o reconhecimento da importância do turismo como um poderoso instrumento para o enfrentamento da crise econômica mundial.

Visite: www.revistaecotour.com.br

Fonte: Mtur

  
  

Publicado por em