Os caminhos do Recife

Há quem diga que a melhor forma de se conhecer uma cidade é caminhar sem pressa por ela, apreciando cada convite feito pela história e pela beleza de ruas, praças e monumentos. E que tal conhecer a capital de Pernambuco caminhando e em apenas 1h?

  
  
Recife

Em Recife (PE), um passeio é extremamente saboroso: apreciar as cores da Rua do Bom Jesus que se misturam aos sons de frevo e do maracatu, aos cheiros das comidas típicas e ao aspecto arquitetônico da cidade que nasceu no Brasil Colonial. Uma das opções é começar o desbravamento da cidade pela Praça do Marco Zero, (http://www.recife.pe.gov.br/pr/secturismo/terminalmaritimo.php), que é o ponto inicial das estradas que cortam o estado. É no local que acontece a abertura do Carnaval do Recife (http://www.carnavaldorecife.com.br/turismo), um dos mais populares e multiculturais do Brasil.

A praça, entre as ruas Marquês de Olinda, Rio Branco e Barbosa Lima, é um espetáculo à parte. Seu piso é decorado por uma das últimas obras do pintor Cícero Dias, chamado de “Rosa dos Ventos”, e abriga um busto do Barão do Rio Branco, escultura do francês Felix Charpeutier, colocada ali em 1938.

Da praça, é possível ver belas construções erguidas no fim do século XIX e início do século XX. Outra boa opção é o Parque das Esculturas, que exibe uma exposição permanente de 90 esculturas do artista plástico pernambucano Francisco Brennand. A obra principal, que pode ser vista do Marco Zero, é a Coluna de Cristal, confeccionada em argila e bronze, com 32 metros de altura e inspirada em uma flor descoberta por Burle Marx.

Seguindo pela Avenida Alfredo Lisboa, chegamos à Praça do Arsenal da Marinha, onde fica a Torre Malakoff. Construída entre 1835 e 1855, o monumento já foi um observatório astronômico e é hoje um espaço cultural e centro de manifestações populares.

Continuamos a caminhada pela Rua do Bom Jesus, a antiga “Rua dos Judeus”, onde foi construída a primeira sinagoga da América Latina, a Kahal Zur Israel. Com a restauração do bairro, as fachadas das antigas casas foram pintadas com cores vibrantes e o local se tornou um ponto de encontro com bares, restaurantes e uma agitada vida noturna. Vale dar uma paradinha e degustar uma tapioca ou um arrumadinho de charque. A rua também concentra, aos domingos, um descontraído polo de artesanato, onde várias barraquinhas tomam conta do espaço.

Pertinho da Rua do Bom Jesus, entre a Avenida Alfredo Lisboa e a Rua Barão Rodrigues Mendes, está o Museu a Céu Aberto (http://www.recife.pe.gov.br/pr/secplanejamento/urb/museu_ceu2.php). Seu acervo inclui estruturas e objetos arqueológicos formados por um trecho de muralha em pedra, que vem do período de dominação holandesa, no século XVII. Lá também está uma parte das bases do Arco do Bom Jesus e do dique de contenção do mar, em pedra, construído do século XIX.

Seguindo pela Avenida Rio Branco e acompanhando o Rio Capibaribe, chegamos até a Igreja da Madre de Deus. Danificada por um incêndio em 1971, a igreja foi restaurada e ainda é possível encontrar características originais em seu interior. Na mesma rua (http://www.recife.pe.gov.br/pr/secplanejamento/urb/revitalizacao_polo_alfandega2.php) está o Paço Alfândega, um antigo prédio, construído em 1720, que abriga hoje diversas lojas. Lá, o turista pode encontrar artesanatos típicos do Nordeste, e ao entardecer, ver o maravilhoso pôr-do-sol e as primeiras luzes da cidade se acendendo.

Atravessando a ponte Maurício de Nassau, chegamos à Ilha de Santo Antônio. De lá, basta seguir pela direita em direção à Praça da República, um verdadeiro marco para a população local. Foi alco de execuções durante a Revolução Pernambucana, em 1817, e, hoje, é formada por três belos jardins, um centenário baobá e esculturas francesas em ferro.

No entorno da Praça da República estão os mais importantes edifícios da cidade: o Palácio do Campo das Princesas, o Teatro de Santa Isabel e o Palácio da Justiça. O palácio, que é a sede do governo estadual, foi denominado como “Campo das Princesas” durante a visita do Imperador Dom Pedro II, pois suas filhas brincavam nos arredores do jardim. Sua primeira construção ocorreu no século XVI, para servir como moradia do colonizador holandês Maurício de Nassau.

Seguindo em direção ao Teatro Santa Isabel, avistamos o casario da Rua Aurora e os rios Capibaribe e Beberibe se juntarem, indo de encontro ao mar. Encerramos a nossa caminhada no Recife Antigo observando a cena. Fica fácil então entender porque a cidade é chamada de “Veneza brasileira”.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em

Bruna

Bruna

08/02/2012 15:31:55
Nao gostei de Recife, achei a cidade suja e péssimo atendimento.
Único lugar que prestou foi Porto de Galinhas.

Severina Aquine

Severina Aquine

30/12/2011 20:39:01
Vale a pena ir até Porto de Galinhas que fica próximo.

Maria de Lourdes Vilaça

Maria de Lourdes Vilaça

25/12/2011 23:18:04
Conheci recife nos anos 70, deve estar muito diferente hoje em dia.

Fernando Albuquerque

Fernando Albuquerque

20/12/2011 23:47:19
Perigo de ser assaltado sempre há, em qualquer lugar. Será que existe cidade mais perigosa do que Paris e outras cidades da Europa? Conheço casos e casos. Há 40 anos viajo pelo Brasil. Conheço suas maiores cidades, de Fortaleza a Porto Alegre, passando por Goiania, Brasília e BH. No exterior, também conheço algumas grandes cidades. Não sei se por sorte ou precaução, jamais sofri qualquer tipo de infortúnio. Entretanto, muita gente dá mole, não se previne, se arrisca desnecessariamente. Como diz o ditado, "Seguro morreu de velho" ou então, "Devemos sempre ficar com um olho no padre e outro na missa". Desconfiar sempre, eis a questão. Deu mole, já era. Até onde moro, no interior do Estado do Rio, a bandidagem já chegou. Deve-se permanecer antenado todo o tempo, em qualquer lugar.

Boris

Boris

20/12/2011 16:54:49
É impróprio dizer que o Recife é a "Veneza brasileira" pois o contrário, que Veneza é a "Recife italiana", é inadimissível. Andar a pé no Recife pode ter se tornado unica mandeira de andar por lá, porque de carro não dá (supercongestionamentos a qualquer hora do dia), de bicicleta não dá (não tem ciclovias), de transporte público não dá (é péssimo como em qualquer cidade do brasil) e os rios que poderiam ser aproveitados como vias de transporte, servem mais como despejo de esgoto. Pessoas com dificuldade de locomoção terão muita dificuldade em andar pelo Recife por conta das condições das calçadas.

Marcos Sampaio

Marcos Sampaio

20/12/2011 15:37:56
acho que toda cidade grande tem seus perigos e Recife não fica atrás, de assalto roubos etc. Mas com cuidado dá pra você fazer esse passeio a pé, pois é um passeio bem central e não dura muito. Agora se você for para Olinda e a orla de Boa viagem fica mais longe. Mas venham para conferir vale a pena!

Francisco Cunha

Francisco Cunha

20/12/2011 08:26:54
Muito boa matéria. Parabéns!
Sem a menor sombra de dúvida, caminhar a pé é a melhor forma de conhecer uma cidade e o Recife é uma ótima cidade para isso (digo "o" Recife porque, assim como o Rio de Janeiro, o nome da cidade deriva de um acidente geográfico - o recife ou arrecife do porto - e deveria sempre ser precedido pelo artigo).
Gosto tanto o tema que cheguei, com um amigo, a escrever um guia para conhecer o Recife e outro para conhecer Olinda a pé. Chamam-se "Um dia no Recife" e "Um dia em Olinda".

Pablo

Pablo

19/12/2011 18:20:12
Não é perigoso ser assaltado?!

Fernando Albuquerque

Fernando Albuquerque

19/12/2011 18:13:23
Sou suspeito para falar de Recife. Sou Alagoano, mas desde jovem passeava por essa bela cidade do Nordeste, que sempre me encanta. Esse ano já fui três vezes e viajarei mais um vez em 27/12 para ficar 15 dias. Amo Recife, como também a cidade onde nasci, Maceió. Aliás, amo o Brasil que é lindo de Norte a Sul, de Leste a Oeste. Há muita beleza para se conhecer, é só viajar. Hoje, tenho sorte de fazer sempre isso! Esse site EcoViagem é ótimo, cheio de boas dicas!

Odair

Odair

19/12/2011 18:03:46
Pernambuco é um lugar maravilhoso para se visitar e passar as férias. Uma semana é pouco para visitar tudo que esse estado tem a oferecer, desde Porto de Galinhas até Olinda.
As piscinas naturais da praia da Vila e a Igreja da Sé, em Olinda, são lindas, passando pela antiga cadeia, que hoje virou um centro cultural, e a vista da Veneza Brasileira...lindo demais!

Vera Paz

Vera Paz

19/12/2011 17:19:29
Como diz a música: Quem chega em Recife, fica logo apaixonado, beleza por todo lado. Valeu a idéia de divulgar mais a nossa linda capital pernambucana.

Gildo Wanderley

Gildo Wanderley

19/12/2011 17:02:51
A Orla marítima de Recife/PE, é uma das mais bonitas do Brasil. Parabéns!

Andre

Andre

19/12/2011 16:59:36
Recife tem uma magia sem igual, só indo lá para conferir!

Patricia Gomes

Patricia Gomes

19/12/2011 16:44:02
Recife é uma cidade maravilho, principalmente, no final do ano e carnaval.

Claudio

Claudio

19/12/2011 16:21:46
Caminhar pelo Recife? As calçadas são péssimas, o sol é muito intenso e deve-se ter cuidado com os automóveis que não respeitam faixas de pedestres. As ruas são infestadas por mendigos e outras coisas tais que metem medo.

Soketoo Manuku

Soketoo Manuku

19/12/2011 16:20:02
Se você conseguir fazer todo esse trajeto a pé e não for assaltado, eu pago a passagem de avião e a estadia no hotel!

Fernando Gomes

Fernando Gomes

19/12/2011 15:53:10
Recife precisa destas melhorias, como pernambucano verifico que o Recife precisa crescer em comparação com outras capitais nordestinas. Afinal, precisamos voltar a ser a 3 Capital do Brsil!

MARCOS SAMPAIO

MARCOS SAMPAIO

19/12/2011 15:15:54
RECIFE É REALMENTE MUITO DIFERENTE DE OUTRAS CIDADES. A CADA CAMINHADA VOCÊ ENCONTRA RIOS E PONTES CORTANDO A CIDADE, VALE A PENA CONFERIR.

Ana Sílvia

Ana Sílvia

19/12/2011 15:13:41
Recife é m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-a!
Quem ainda não a conhece,vá. É uma cidade completa: historicamente, com excelentes restaurantes, shoppings centers, ótimos hotéis, infraestrutura nota 10, praias lindas e o povo pernambucano muito alegre e hospitaleiro. Enfim, é tudo de bom!

Francisco de Assis

Francisco de Assis

19/12/2011 15:09:01
Quem vê assim parece que é um mar de rosas. Eita cidadezinha violenta é essa Recife, não falaram na violência por que mesmo, hein? sem falar da imundice que é a cidade!

Romero

Romero

19/12/2011 15:01:30
Só vendo para enteder o porque es chamada de Veneza Brasileira.

Betist

Betist

19/12/2011 14:35:16
Apenas cuidado para não ser assaltado e com a chuva, que provoca enchentes nesta parte da cidade.

Jesus.LC

Jesus.LC

19/12/2011 14:16:03
É possivel conhecer essa belissima Capital em uma hora, como também é muito mais que possível ser assaltado ou sofrer alguma violência urbana nesta Capital. Atendimento no comercio, restaurantes, hoteis e taxis são péssimos. E o que nunca pensavamos em acontecer, aconteceu. Fomos vítimas de "pirataria, tipo Somália" em um passeio de Catamarã para a Praia dos Carneiros, com mais de 70 pessoas a bordo. Fomos assaltados e nos deixaram sem nada,levaram tudo de todos: máquinas, documentos, dinheiro, filmadoras, joias, etc... em pleno passeio e a policia foi chegar mais de 1h20. Foi no dia 2 de novembro de 2012, o BO foi feiro na delegacia da cidade de Sirinhaém.

Marcio

Marcio

19/12/2011 14:14:11
Boa escolha para apenas um dia em Recife, mas eu acrescentaria também uma visita ao Mercado de São José que é ali perto.

Ricardo

Ricardo

19/12/2011 13:54:03
Recife é tudo de bom, espero voltar para lá logo!

MARIA ISABEL DO VALLE ROLIM

MARIA ISABEL DO VALLE ROLIM

19/12/2011 13:50:03
Recife é uma cidade linda! Orgulho de ser NORDESTINA, PERNAMBUCANA E RECIFENSE!

Wilma lira

Wilma lira

19/12/2011 13:36:39
Maravilhoso este trabalho! Fazendo juz a Veneza Brasileira!

Josélia

Josélia

19/12/2011 13:05:42
Recife é maravilhosa. Vale muito este passeio.

Glaucia Barros

Glaucia Barros

19/12/2011 12:56:28
Muito bom! Por isso, ainda vou morar aí.

Luiz C. Leite

Luiz C. Leite

19/12/2011 12:56:27
Estou indo a Recife e pretendo fazer o percurso sugerido!

Dinah

Dinah

19/12/2011 12:54:58
Eu moro em Recife, e não acredito nisto. Caminhar no centro da cidade para ver o Recife antigo é uma coisa e conhecer a cidade toda é outra.

Bruno

Bruno

19/12/2011 12:50:16
Aprovo a ideia, Recife é muito bonita e melhor conhecê-la caminhando.

Mas eu deixo uma dica: Faça isso de máscara, Recife tem um cheiro muito desagradavel.

Wilson

Wilson

19/12/2011 12:47:12
Conhecendo só a praia da Boa Viagem no Recife não precisa ver mais nada. Sua beleza diz porque o Recife é a Oitava Maraviha do Brasil!

Fred Loyola

Fred Loyola

19/12/2011 12:44:07
Engraçado que na foto que ilustra a matéria tem a imagem da praia de Boa Viagem mas vocês não a citam. E a zona sul? E o poço da panela? Fora que mesmo sendo um outro munícipio, a maioria dos turistas que vão a Recife, vão a Olinda também, afinal, são apenas 20 minutos de uma cidade a outra.

Regina

Regina

19/12/2011 12:41:35
Se você não for assaltado, vai adorar!

Leila

Leila

19/12/2011 12:28:25
Tudo isso em 1 hora? Só se for panorâmico e olhe lá! Garanto que não dá!