Pacote turístico goiano reúne gastronomia, cultura e artesanato

Realizado em Pirenópolis, Seminário de Integração de Turismo, Cultura, Gastronomia e Artesanato traça desafios para a promoção das atrações do Estado de Goiás

  
  

A cidade histórica e turística de Pirenópolis (GO) sediou esta semana o II Seminário de Integração de Turismo, Cultura, Gastronomia e Artesanato de Goiás. O evento reuniu 150 pessoas, entre prefeitos e secretários de turismo e cultura de cidades com potencial turístico, empresários e membros dos comitês gestores dos projetos de desenvolvimento dos setores de turismo, cultura e artesanato.

Uma das atividades foi a Oficina de Integração Temática, onde foram apresentadas propostas de ações conjuntas. Para organizar os trabalhos, os participantes foram divididos por assuntos de interesse comum dos municípios.

No turismo religioso, a equipe de Trindade agendou uma visita técnica a Aparecida do Norte, em São Paulo, nos dias 14 a 17 de maio. De acordo com a secretária de Turismo do município goiano, Rosângela Lopes, a experiência será muito importante para o grupo. “Nós listamos pessoas e entidades que, no nosso entendimento, precisam participar desta visita e agora vamos fazer as articulações em Trindade. Nossa intenção é conhecer de perto como é a organização do setor turístico em Aparecida”, disse ela.

Na área de gastronomia, o grupo avaliou que é preciso integrar também o Estado por meio de suas riquezas culinárias. “Entre as nossas propostas, está a retomada e a profissionalização do Festival de Gastronomia de Pirenópolis e a realização de um festival em Caldas Novas e Rio Quente, com pratos típicos de todas as regiões do Estado. Além disso, a Associação Brasileira dos Bares Restaurantes e Similares (Abrasel) articulará a inclusão dos municípios turísticos do interior de Goiás no projeto Brasil Sabor, que é nacional”, afirmou a professora Luçany Silva Bueno, da Universidade Católica de Goiás. Ela participa do comitê gestor do projeto Goiás Sabor.

Os representantes dos municípios que integram a área agroecológica, como Rio Verde, Jataí, Mineiros, Caiapônia, Serranópolis e Chapadão do Céu, discutiram formas de promover o turismo na região. Entre as propostas do grupo está uma visita técnica, em junho, ao município de Campo Verde, no Mato Grosso, grande produtor de soja e que está desenvolvendo um modelo de turismo tecnológico.

Alinhando informações

De acordo com a gerente de Projetos e Produtos Turísticos da GoiásTurismo, Kérima Martins Parreira, o repasse de informações estratégicas foi o ponto mais importante para o grupo que ficou com o tema Salão do Turismo. “Muita gente que faz parte da nova gestão municipal ainda não participou do evento realizado anualmente em São Paulo. Então, nós alinhamos as informações e pedimos o apoio institucional e financeiro dos destinos turísticos, para que possamos fazer uma excelente participação do evento”, afirmou. O próximo Salão do Turismo será promovido de 1º a 5 de julho, no Anhembi, em São Paulo.

A equipe que discutiu as estratégias de acesso a mercados definiu a participação de representantes dos principais destinos turísticos de Goiás em eventos com a Braztoa, em São Paulo, em setembro, e o encontro da Associação Brasileira de Agentes de Viagem (Abav), no Rio de Janeiro, em outubro.

Também ficou acertada a realização de Road Shows em cidades como Brasília (DF), Belo Horizonte (MG) e Jundiaí (SP). O grupo iniciou, ainda, a análise de viabilidade para a realização de fampress (visitas de jornalistas) às cidades de Goiás e Pirenópolis; Caldas Novas e Rio Quente e Cavalcante e Alto Paraíso.

O grupo de discussão focado no artesanato avaliou a possibilidade de realizar visitas técnicas com o objetivo de aplicar a metodologia benchmarking (conhecer experiências bem-sucedidas e replica-las nos, fazendo as devidas adequações). Os destinos escolhidos para as visitas são Porto Seguro (BA), Gramado (RS) e algumas cidades em Portugal.

Missão cumprida

O gerente da Unidade de Comércio e Serviços do Sebrae em Goiás, Luís Henrique Rodrigues, acredita que o evento foi um grande passo para a integração dos destinos turísticos no Estado de Goiás. “Nosso objetivo é promover o turismo integrado em Goiás, com todos os seus atributos. Acredito que a discussão neste evento foi muito produtiva e contribui para que os aspectos ligados ao turismo, como a cultura, o artesanato e a gastronomia, sejam mais integrados. Nossa intenção é divulgar o Estado por inteiro, ressaltando as características de cada município”, avaliou.

Para o gerente da Unidade de Projetos Multissetoriais, Alberto Lustosa, o maior resultado do seminário é que os participantes devem pensar de forma mais sistêmica, a partir de agora, cada um em sua área de atuação.

“O evento representou a consolidação de um trabalho que já vinha sendo feito nos diversos municípios onde o Sebrae desenvolve projetos na área de Turismo, Cultura, Artesanato e Gastronomia. Nossa intenção é buscar o desenvolvimento sustentável para estes municípios e contribuir, assim, para o desenvolvimento do Estado como um todo. Acredito que nós conseguimos mostrar aos envolvidos nestas questões, seja na esfera pública ou privada, a necessidade de trabalhar as ações destas quatro grandes áreas de forma integrada. A própria natureza delas faz com que estejam associadas. Agora é preciso trazer isso para o planejamento”, destacou o gerente.

Participaram do evento os representantes dos projetos de Turismo Integrado do Brasil Central (que abrange a região agroecológica, com os municípios de Rio Verde, Jataí, Caiapônia, Serranópolis, Chapadão do Céu e Mineiros), Religioso de Trindade, de Caldas Novas e Rio Quente, de Pirenópolis e da Cidade de Goiás, do Goiás Sabor, Festas Populares no Estado de Goiás, Artesanato, Economia Criativa do Música e Economia Criativa do Audiovisual.

Serviço:
II Seminário de Integração de Turismo, Cultura, Gastronomia e Artesanato
Unidade de Comércio e Serviços - (62) 3250-2346
Unidade de Projetos Multissetoriais - (62) 3250-1221
Agência Sebrae de Notícias em Goiás (ASN/DO) - (62) 3250-2268

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

  
  

Publicado por em