Pará conhece as diretrizes da promoção do Brasil no exterior

Seminário da Embratur leva aos paraenses informações estratégicas sobre promoção internacional dos produtos turísticos brasileiros

  
  

As instituições de turismo do Pará tiveram a oportunidade de conhecer melhor as estratégias de promoção internacional do turismo no Brasil, as diretrizes do Plano Aquarela 2020 e ainda o papel da Embratur dentro do governo federal. A programação do “Seminário dos Estados”, realizado ontem (9), em Belém, foi iniciada com palestra de Walter de Carvalho, assessor da Presidência do Instituto Brasileiro de Turismo, que apresentou o plano estratégico até 2020 e mostrou dados sobre o fluxo de turistas estrangeiros no Brasil.

Segundo Carvalho, é fundamental aproveitar o momento único vislumbrado pelo setor turístico brasileiro. “A Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016 trarão uma exposição inigualável para o país e nos possibilitará ampliar a divulgação das nossas cidades.”

Ele destacou ainda algumas metas previstas no Plano Aquarela e que possibilitarão um aumento considerável nas divisas. O número de turistas estrangeiros no Brasil durante a Copa do Mundo 2014 e os Jogos Olímpicos Rio 2016 deverão alcançar, respectivamente, 600 mil e 380 mil. “Com isso, projeta-se a entrada de US$ 15,5 bilhões com os gastos dos estrangeiros no Brasil até 2020.”

A Embratur também enviou para Belém alguns de seus principais técnicos para prestar esclarecimentos e estabelecer as bases para tais parcerias com as secretarias estaduais. Entre as principais colaborações, os estados podem abastecer o instituto com informações sobre os melhores produtos turísticos locais a serem comercializados fora do país.

Também foram dadas orientações sobre a utilização do Sistema de Convênios e esclarecidas dúvidas sobre o uso da Verba Descentralizada Internacional, que se destina à realização de ações de comunicação e promoção do turismo pelos estados e o Distrito Federal no exterior.

O seminário, o primeiro de uma série que vai se estender a todos os estados brasileiros, foi realizado em parceria com a Companhia de Turismo do Pará (Paratur) e o apoio da seção paraense do Sebrae. O presidente da Paratur, Adenauer Góes, foi uma das autoridades a prestigiar a apresentação da Embratur. Compareceram, ainda, Ludmila Soares, representando o Sebrae, e Rose Larrat, presidente da seção paraense da Associação Brasileira das Agências de Viagem (Abav).

Fonte: MTur

  
  

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