Parabéns para João Pessoa!

Gastronomia de primeira e muito lazer são o convite para as comemorações pelo aniversário da cidade

  
  
Praça Central - João Pessoa

Neste domingo (5), a capital da Paraíba comemorou 427 anos de existência. João Pessoa é a terceira capital mais antiga do país e tem no turismo uma das suas principais fontes de renda. Neste ano, até agora, a cidade registrou cerca de 330 mil desembarques domésticos e internacionais. A explicação para a procura é fácil: história, cultura, gastronomia, praias calmas e agitadas estão lado a lado para agradar os mais exigentes visitantes.

João Pessoa é uma das que oferece melhor qualidade de vida da Região Nordeste. Lá, sob um clima predominantemente tropical, o sol nasce primeiro do que em todos os outros lugares das Américas. A dica então é visitar o Farol do Cabo Branco e acordar cedinho para aproveitar o máximo das praias do local. Como o astro-rei se põe mais cedo lá também, anote na agenda: a Praia do Jacaré aplaude o grande espetáculo da natureza junto com uma execução do Bolero de Ravel.

A tranquilidade também é marca registrada. Um roteiro imperdível são as piscinas naturais de Picãozinho, repletas de peixes coloridos. Já o centro histórico de João Pessoa convida a todos para um belo passeio por suas construções dos tempos do Brasil-colônia e arte barroca datadas do século 16. São 14 museus e oito teatros que levam ao turista um pouco mais sobre a história da região e do país.

Culinária é outro ponto forte da cidade. João Pessoa tem no cardápio pratos com frutos do mar e do sertão. São receitas à base de carne-de-sol e de bode, arroz de leite, feijão-de-corda e manteiga de garrafa, que se revezam com a peixada, o caranguejo e o camarão. Tudo, é claro, com muita macaxeira e água de coco. Para a sobremesa? Dá-lhe rapadura!

PROGRAMAÇÃO
A tradicional Festa das Neves, que celebra o aniversário da capital, começou no último dia 1º e vai até o dia 5 de julho. Ela conta com três espaços para apresentações culturais e muitos shows. Haverá também um desfile de carros antigos. O homenageado da festa é o cantor e compositor paraibano Genival Macedo (1821 - 2008). A programação começa às 21h (exceto domingo, que começa às 20h) e o evento é gratuito.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em