Parques temáticos são prioridade para ampliar o turismo

Atualmente 18 empreendimentos fazem parte do Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas do Brasil (Sindepat)

  
  

Os parques temáticos têm um grande potencial de crescimento no Brasil. Com visitação anual de 12 milhões de pessoas e faturamento de cerca de R$ 1,5 bilhão, eles são objeto de um estudo do Ministério do Turismo que visa propor estratégias para torná-los mais competitivos no cenário global. Os parques temáticos aparecem em evidência no Plano de Ação do MTur.

“Precisamos fortalecer as ações interministeriais com uma agenda conjunta sobre o tema, desenvolver estudos sobre a cadeia produtiva em relação aos aspectos legais e construir um modelo para atrair investimentos e potencializar os negócios turísticos dos parques”, afirma.

Atualmente 18 empreendimentos fazem parte do Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas do Brasil (Sindepat), que segundo a Lei Geral do Turismo o classifica como empreendimentos permanentes voltados ao turismo. Entre eles estão o Beach Park (CE), o Beto Carrero (SC), o Hopi Hari (SP), o Hot Park (GO) e o Wet`n Wild (SP); além das atrações turísticas como o trem do Corcovado e o Pão de Açúcar (RJ), o Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu e a Usina de Itaipu (PR) e o Parque Unipraias (SC).

“Por conta da dificuldade de financiamento, de operação e de aquisição de equipamentos, nosso custo operacional é muito alto. Este segmento ainda não se desenvolveu como poderia em relação a outros países do mundo”, disse o presidente do Sindepat, Alain Baldacci.

Segundo a Associação de Entretenimentos Temáticos, que analisa o setor de parques no mundo, houve um crescimento global geral de 5,4%, com destaque para os parques asiáticos, que tiveram taxas de até 7,5% em média, e das Américas entre 4% a 5%.

O parque Magic Kingdom, de Walt Disney World, na Flórida, é o campeão de visitações, com 18,5 milhões de pessoas no ano passado.

Em 2013, o Sindepat e a Embratur lançaram um catálogo bilíngue com as principais informações sobre os parques temáticos e atração turísticas brasileiras, com o objetivo de divulgar as atrações aos turistas estrangeiros.

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Fonte: MTur

  
  

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