Pernambuco quer aumentar captações no turismo de eventos

O principal objetivo do “Seja Um Anfitrião” é estimular o mercado corporativo a trazer novos eventos de negócios para o Estado

  
  

Depois de constatar que o turismo de eventos é o que move a cadeia econômica do setor em Pernambuco ao longo de todo o ano, O Recife CVB, Governo de Pernambuco e Prefeitura do Recife decidiram unir esforços em ações promocionais focadas na geração de negócios. É a primeira vez que todos trabalham juntos pelo turismo de eventos.

Nasce assim o projeto “Seja Um Anfitrião”, que visa um incremento de 10% na quantidade de eventos realizados, que em 2007 foi de 83. A expectativa é de um retorno de aproximadamente R$ 420 milhões com vinda de 270 mil turistas de eventos, considerando uma média de dois mil participantes por evento.

O principal objetivo do “Seja Um Anfitrião” é estimular o mercado corporativo a trazer novos eventos de negócios para o Estado, assegura o presidente do Recife CVB e ABIH-PE, José Otávio de Meira Lins. “Esse trabalho será repercutido e poderá ser mensurado já a partir do próximo ano, quando esperamos um incremento de 10% na quantidade de eventos realizados.”

O projeto prevê visitas a organizadores de eventos, promotores de feiras e entidades de classe no Rio de Janeiro e São Paulo, cita Meira Lins. “Serão cerca de 30 visitas nos dois Estados.” Além disso, serão produzidos materiais específicos para a captação de feiras, contribuindo para a regionalização das mesmas com foco no mercado Norte-Nordeste.

“Entre os benefícios para organizadores de eventos estão benefícios no Centro de Convenções, receptivo no aeroporto para os participantes, apresentação das potencialidades turísticas dos diversos pólos econômicos do Estado e seminários de sensibilização para entidades de classe local, mercado corporativo e Universidades”, enumera a diretora executiva do Recife CVB, Tatiana Menezes.

O “Seja Um Anfitrião” conta com um investimento de R$ 500.000. Segundo pesquisa realizada pelo Recife CVB e as Faculdades Integradas do Recife (FIR), dos turistas de eventos, 49% são do Nordeste, 31% do Sudeste, 7% do Centro-Oeste e 5% do Sul. Destes, 55% têm mais de 30 anos, 28% ganham entre dez e 30 salários mínimos, 45% têm ensino superior completo e especializações.

Para o secretário de Turismo do Recife, Samuel Oliveira, o mercado de eventos é muito importante para o crescimento econômico da atividade turística na cidade. "Nos últimos três anos, trabalhamos em parceria com o Recife Convention para potencializar as ações da entidade nas captações de grandes eventos que tragam novas divisas para o município. É por acreditar no potencial da nossa cidade para o setor que voltamos a investir no segmento com o Seja Um Anfitrião."

Já o secretário de Turismo de Pernambuco, Sílvio Costa Filho, afirma que o turismo de eventos atrai um turista de qualidade que pode permanecer mais dias gerando mais divisas ao Estado.

"Hoje, Pernambuco, depois de Minas Gerais, é um dos estados que mais cresce em turismo de negócios. Atualmente, somos o quarto Estado do Brasil a receber feiras internacionais, mas estamos trabalhando para melhorar esse rendimento. A expectativa é que o projeto Seja um Anfitrião nos ajude a obter resultados positivos no setor de negócios.”

AÇÕES:

• Cartilha dos Benefícios de realização de feiras em Pernambuco;

• Visita aos organizadores de eventos e entidades de classe localizados em São Paulo, Rio de Janeiro e outros destinos, para apresentar a estrutura oferecida em Pernambuco para a organização de Feiras com foco no mercado do Norte-Nordeste (Ex: FISPAL, MOVEXPO) e Eventos técnico-científicos;

• Famtour com organizadores de Feiras e Eventos técnico-científicos para apresentar a Infra-estrutura;

• Três Seminários de Sensibilização de Captação de Eventos para Pernambuco. São eles: entidades de classe médicas, entidades de classe não médicas, mercado corporativo e Universidades.

Fonte: Rachel Motta - Exclusivabr

  
  

Publicado por em

NILSON FERREIRA

NILSON FERREIRA

16/06/2009 10:37:28
Bom Dia..

Parabéns pela iniciativa,também ja estou alguns anos no mercado de evento e esperamos que Goias especifico Goiania tome esta iniciativa.

Aguardamos noticias...

Reinaldo

Reinaldo

29/01/2009 12:58:33
Eu acho exelente, é uma oportunidade da cidade aparecer ainda mais pro mundo. Cidade linda ,maravilhosa. Recife é amada por todos , até quem nunca visitou a cidade . Sou pernambucano ,tenho 25 anos moro em São Paulo a seis anos, não conheço Recife como gostaria, mas ainda vou conhecer e morar nesta cidade maravilhosa.