Pesquisa Fecomércio: 97,03% dos turistas pretendem retornar à Paraíba

O turismo de lazer foi o responsável pelo maior número de visitantes

  
  

As belezas naturais e urbanas, e a receptividade do paraibano, mais uma vez, foram os diferenciais para o turista que visitou a Região Metropolitana de João Pessoa (RMJP) neste verão.

Satisfeitos, 97,03% deles afirmaram a intenção de retornar à Paraíba, além de indicarem o estado como destino turístico para outras pessoas.

Os dados integram a Pesquisa do Comportamento do Turismo na Região Metropolitana de João Pessoa, a maior e mais completa análise do perfil do turista que visita o estado a cada ano, desenvolvida pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Econômicas e Sociais da Paraíba.

A pesquisa ouviu 500 turistas entre os dias 26 de dezembro de 2011 e 19 de janeiro de 2012, escolhidos de forma aleatória, em diversos pontos turísticos, pousadas, hotéis, bares, restaurantes, aeroporto, terminais rodoviários e em diversos pontos turísticos da RMJP.

O levantamento das informações foi realizado através de instrumentos de coleta de dados, ou seja, questionários devidamente estruturados contendo (em sua maioria) questões fechadas. Também foi garantido espaço para questões que permitiram aos entrevistados manifestar suas opiniões de forma espontânea. É importante ressaltar que, em algumas questões, os entrevistados poderiam indicar mais de uma alternativa como resposta.

Logo, a soma dos percentuais das respostas para questões desse tipo não permitia totalização, já que ultrapassava 100%. Essas questões tinham como objetivo abranger um maior número de respostas de modo a possibilitar uma visão ampla do turista sobre os itens indagados.

Dados :

Segundo os dados, 75,21% dos entrevistados tiveram suas expectativas correspondidas ao visitar o estado, enquanto para 21,40% estas expectativas foram superadas. Apenas 2,97% dos turistas mostraram-se insatisfeitos, declarando expectativas abaixo do esperado.

O turismo de lazer foi o responsável pelo maior número de visitantes, totalizando 63,13%, enquanto o turismo familiar respondeu por 32,84% das visitas. Um pequeno número esteve na RMJP a trabalho e negócios (2,12%) ou estudos (1,06%).

Ainda de acordo com a pesquisa, 32,42% dos turistas estavam visitando o estado pela primeira vez, enquanto 67,58% já estiveram na RMJP pelo menos uma vez anteriormente.

“Este fato se configura em um elemento importante e positivo para o desenvolvimento da atividade turística local, pois representa o elevado grau de satisfação do turista”, declarou o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo da Paraíba, Marconi Medeiros.

“Em uma visão econômica, isto indica um efeito multiplicador, pois além do retorno, ele se torna um divulgador espontâneo do destino turístico”, completou.

Destes turistas que já visitaram a Paraíba, 36,48% afirmou que vem mais de uma vez ao ano ao estado, 23,58% uma vez ao ano e 39,94% não visita com frequência.

O levantamento apontou, ainda, que 21,23% dos turistas que visitaram a RMJP também foram a outras cidades do estado. Campina Grande foi a mais procurada (62%), seguida por Patos (12%), Guarabira (6%), Bananeiras (5%) e Areia e Cabaceiras, com 4% cada do total de visitantes.

Visite: www.revistaecotour.com.br

Fonte: Agenilson Santana

  
  

Publicado por em