Piauí prepara a 6ª edição do Festival de Inverno de Pedro II

Ivan Lins, João Bosco e Ed Motta confirmaram presença no já tradicional evento na pequena cidade da região serrana do Piauí, a 195 km da capital, Teresina

  
  

Confirmados: Ivan Lins, João Bosco e Ed Motta estarão na sexta edição do Festival de Inverno de Pedro II, na região serrana do Piauí. O evento será lançado oficialmente em Teresina na manhã do dia 19 de maio, para imprensa e convidados, no Palácio de Karnak, sede do governo estadual, com a presença do governador Wellington Dias, do presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Piauí, Ulysses Moraes, e do prefeito de Pedro II, Alvimar Martins.

O Festival de Inverno de Pedro II, que já ganhou tradição no calendário de eventos turísticos culturais do País, será realizado no período de 11 a 14 de junho, uma realização do Sebrae/PI em parceria com a Prefeitura Municipal de Pedro II e com o Governo do Estado. A cidade de Pedro II localiza-se 195 quilômetros ao norte da capital piauiense.

“O Festival de Pedro II é um grande evento não somente para nós que fazemos o Sebrae no Piauí, mas principalmente para a população do município e para os nossos demais parceiros institucionais. O festival já está consolidado e a cada ano registramos a presenças de mais e mais turistas. A cidade respira turismo e crescimento e tudo isso nos incentiva a procurar trabalhar de forma inteligente para o desenvolvimento daquela região”, diz o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/PI, Ulysses Gonçalves Nunes de Moraes.

Banda Groovytown, Filó, Validuaté, Márcio Menezes e Marina De La Riva serão as outras atrações que se apresentarão no evento deste ano. A exemplo das edições anteriores, os shows acontecerão na Praça da Bonelle sempre a partir das 20 horas e são gratuitos.

“Durante o lançamento vamos apresentar toda a programação do evento, incluindo as grandes atrações musicais, a programação turística, gastronômica, cultural e esportiva do evento. O Festival de Inverno é uma grande surpresa a cada edição porque a população da cidade se mobiliza para receber os turistas, os empreendedores se esmeram em melhorar seus serviços e o evento gera trabalho e incremento de renda”, enfatiza o superintendente do Sebrae/PI, Delano Rodrigues Rocha.

Alguns desses números estão numa pesquisa realizada pela Piauí Turismo em 2008. Ela mostrou, por exemplo, que a qualidade dos serviços de Pedro II, como a alimentação, teve um percentual de 56,23% de aprovação.

Outro item, a segurança, conquistou um índice positivo de 74,30%, e a limpeza da cidade ficou com 60,24% de aprovação dos turistas. A pesquisa revelou que mais de 85% dos turistas que visitaram o festival pela primeira vez disseram que vão voltar a Pedro II.

A cidade já se prepara para o festival e a população e empreendedores de vários setores econômicos participam de treinamentos e consultorias para tornar esses serviços ainda melhores.

“Estamos capacitando os moradores que vão disponibilizar suas casas como pousadas domiciliares. Começamos os cursos para os guias e condutores de visitantes, além de realizar consultorias junto aos meios de hospedagem e alimentação de Pedro II”, informa o gerente da Unidade de Atendimento Coletivo Comércio e Serviços do Sebrae/PI, Gilson Vasconcelos.

O gerente acrescenta que estão sendo montados roteiros internos para que os turistas conheçam as belezas da região, como também a realização de passeios de ecoturismo, já que Pedro II é abundante em trilhas ecológicas.

Ed Motta e suas mil faces

O garoto carioca que era expert em peixes e aquários e escrevia fanzines transformou-se num artista múltiplo. Eduardo Motta nasceu cercado pela música e seus tons. Sobrinho de Tim Maia, Ed Motta despontou nos anos 80 como uma das gratas revelações da música brasileira. Mais que um cantor, Ed é compositor, instrumentista, arranjador e produtor de caráter internacional. Na bagagem, Ed Motta trará ao Festival de Inverno de Pedro II canções que vão do funk-soul, jazz e MPB, ao rock.

A versatilidade de João Bosco

Um artista em constante renovação. Assim pode ser resumido o perfil do cantor e compositor mineiro João Bosco. Em mais de 30 anos de carreira, João Bosco tem em suas composições uma constante preocupação com a melodia, o ritmo, letra, harmonia e canto. João Bosco conquistou o mundo com seu violão com toques africanos, jeito malandro de cantar sambas de roda e pela classe em interpretar baladas. O seu último disco, Malabaristas do Sinal Vermelho, que comemorou os 30 anos de carreira do cantor, foi indicado ao Grammy Latino e ao Prêmio Tim de Música Brasileira.

A música de Ivan Lins

Quem não se emociona ou sente um arrepio na pele ao ouvir 'Aos Nossos Filhos', 'Começar de Novo', 'Velas Içadas' ou 'Cartomante'?, canções de Ivan Lins que estão na história musical do Brasil. Lançado por Elis Regina, que gravou Madalena, Ivan Lins tornou-se nos últimos anos um dos maiores compositores brasileiros tendo suas criações regravadas por Ella Fitzgerald, Sarah Vaughan, Barbra Streisand, George Benson e Quincy Jones. Ivan Lins lançou vários discos com de grande sucesso.

Lançamento Piauí Sampa

Por ocasião do lançamento do Festival de Inverno de Pedro II, ainda no Palácio de Karnak, será anunicada também a Mostra PiauíSampa – A Terra do Sol na Terra da Garoa, que será realizada de 1º a 7 de junho, em São Paulo.

Em sua quinta edição, a PiauíSampa é uma iniciativa pioneira do Sebrae/PI para divulgar as vocações econômicas do Estado, garantir novos mercados e promover aproximações comerciais e culturais do Piauí com outras regiões do País.

Gastronomia, artesanato, cultura, turismo e agronegócios (cachaça, apicultura, cajucultura e floricultura) serão os setores apresentados durante a edição 2009 da PiauíSampa.
Entre as novidades, uma parceria com o Restaurante Obá, especializada em culinária tailandesa, mexicana e brasileira. Durante a Piauí Sampa, o restaurante vai colocar em prática mais uma edição do Projeto Anfitriãs do Brasil no Obá, quando será realizado um festival da gastronomia piauiense com a culinarista Ilma Veras.

Durante a PiauíSampa haverá também o Workshop de Turismo e a Rodada de Negócios, no dia 5 de junho no Hotel Braston, na capital paulista. O evento vai promover a divulgação e a comercialização de pacotes turísticos junto às maiores operadoras de turismo do País. O Sebrae/PI está levando representantes de 20 empresas de Teresina e dos projetos Rota das Emoções e Serras Nordeste.

Serviço:
Sebrae no Piauí - (86) 3216-1305
Gerente Gilson Vasconcelos - (86) 9427-0956

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

  
  

Publicado por em