Planeje suas férias com antecedência e economize

Chegam as férias e a cena se repete. Aeroportos e rodoviárias cheias, engarrafamentos nas estradas e diárias de hotéis a preços exorbitantes. Tudo isso pode ser evitado, desde que a viagem seja planejada com certa antecedência

  
  
Se os planos são viajar em meados no final de janeiro ou em fevereiro, comece o planejamento agora

Chegam as férias e a cena se repete. Aeroportos e rodoviárias cheias, engarrafamentos nas estradas e diárias de hotéis a preços exorbitantes. Tudo isso pode ser evitado, desde que a viagem seja planejada com certa antecedência.

Se os planos são viajar em meados no final de janeiro ou em fevereiro, comece o planejamento agora e compre um pacote turístico o quanto antes, para evitar aborrecimentos futuros. Se o plano for viajar a partir de março, pode encontrar melhores preços de passagens aéreas. É o que recomenda a coordenadora de atendimento e de marketing da operadora de turismo Raidho, Caroline Nedelciu.

Carol explica os primeiros passos: “A primeira coisa é escolher para onde quer ir, a data e o período de duração da viagem, além de quem irá na viagem com você. Depois é verificar se a data escolhida é uma boa época para visitar o destino. Ter em mente uma estimativa de custos e se deseja fazer a viagem em grupo ou com serviços privativos. Com todas as informações, poderá planejar o orçamento da viagem.”

Ela explica que sair da cidade já com a viagem paga é a melhor opção para economizar. “Você pode sair com tranquilidade com a viagem toda programada e não se estressa pensando nisso. Além disso, terá tempo para analisar e conseguir negociar preços e buscar o hotel que deseja e que caiba no orçamento. A passagem aérea é o item que tem maior variação de preço e deixar para comprar de última hora, além de correr o risco de não ter disponibilidade, os preços podem estar muito acima do esperado,” ensina.

A grande vantagem de se planejar com bastante antecedência é conseguir preços menores e maior flexibilidade de datas para programar a viagem. A diferença de valores chega a ser grande, podendo ser até mais de US$ 1000 se reservado com pelo menos cinco meses de antecedência.

Se o destino for o exterior, é necessário se programar o quanto antes, principalmente se for tirar passaporte, visto e, em alguns casos, alguns países exigem tomar certas vacinas. “Você também terá mais tempo para pesquisar mais sobre o destinos, o tipo de comida, cultura da população, costumes religiosos e hábitos. Sabendo mais sobre a cultura local evita passar algum constrangimento. Como sugestão é sempre bom ter um check list do que levar para não esquecer nenhum documento importante para a viagem,” explica Caroline.

Caso as férias estejam planejadas para os próximos meses, tenha em mente que destinos muitos procurados já em pouca disponibilidade ou estão mais caros como Cancun, Las Vegas, Punta Del Este e Buenos Aires. Uma boa pedida é ir para a Turquia, Egito ou África do Sul que têm muitos atrativos e o pacote com hotel, passagens aéreas e passeios saem em média R$ 5 mil por pessoa.

Com a variação cambial do dólar nos últimos dias, ficou um pouco mais caro ir para o exterior. Para economizar com os gastos no exterior, Caroline recomenda: “Evite efetuar compras no cartão de crédito, pois você sujeito a variação cambial e a taxa de IOF. A sugestão é usar o Visa Travel Money, que é um cartão de débito pré-pago, que pode ser carregado com o valor em qualquer moeda desde o Brasil, fixando o câmbio.”

Fonte: Raidho Tour Operator

  
  

Publicado por em