Porto Alegre: 240 anos, tchê!

Porto de todos os alegres, a capital do Rio Grande do Sul comemorou dia 26 de março, 240 anos como símbolo de um povo guerreiro. Uma terra de hospitalidade, conhecida como cenário de grandes conquistas e inspiração para outras cidades

  
  
Porto de todos os alegres, a capital do Rio Grande do Sul comemora hoje, 240 anos

Porto de todos os alegres, a capital do Rio Grande do Sul comemorou dia 26 de março, 240 anos como símbolo de um povo guerreiro. Uma terra de hospitalidade, conhecida como cenário de grandes conquistas e inspiração para o desenvolvimento de outros lugares do País.

A cidade abriga um povo que traz no peito um orgulho sem igual de sua casa. Porto Alegre não se fixa somente no Rio Grande do Sul, mas em cada canto onde exista um gaúcho. Está espalhada pelo Brasil, representadas pelos Centros de Tradições Gaúchas e por cada cuia de chimarrão. Quem vai a POA, carinhosamente assim apelidada, se encanta com o tradicionalismo e espírito de comunidade.

Um passeio imperdível para os visitantes é o pôr do sol no Rio Guaíba – os ingressos podem ser comprados em hotéis. A orla do rio também é um ótimo lugar para caminhadas, assim como o Gasômetro e os diversos parques que a cidade têm – como o da Redenção, Parcão e Harmonia. Nas manhãs de domingo, não deixe de ir ao Brique: artesanato e comidas típicas atraem moradores e visitantes.

Pra quem quer folia, a direção é o Centro e o Bom Fim. O turismo cultural está presente no Museu de Ciências e Tecnologia da PUC, no Museu Iberê Camargo e na Casa de Cultura Mário Quintana. Vale a pena anotar na agenda uma parada no Morro Santa Teresa, que permite uma inigualável vista de cima da cidade.

As tradicionais churrascarias são um imperdível convite para o famoso churrasco gaúcho. Quando o assunto é futebol, um Gre-nal entre os dois principais times da cidade garante um colorido especial em cada rua, seja de azul, seja de vermelho.

A programação de aniversário se estende até o dia 31 de março. Será um verdadeiro presente para os porto-alegrenses e visitantes. Ao todo, serão 75 horas de cultura e história, com músicas, teatro, literatura, danças, exposições, palestras, cinema, esporte e atrações com tecnologia de última geração. Todos os eventos serão gratuitos.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em