Praça XV, no centro do Rio, ganha mapa turístico

Lançamento do Circuito Passo a Passo foi feito nesta segunda-feira no Rio de Janeiro Regina Mamede Divulgação Atores representam personagens do Império no lançamento do mapa turís

  
  

Lançamento do Circuito Passo a Passo foi feito nesta segunda-feira no Rio de Janeiro

Regina Mamede

Divulgação

Atores representam personagens do Império no lançamento do mapa turístico da Praça XV, no centro do Rio de Janeiro

Rio de Janeiro - Dom João VI foi o mestre de cerimônias do lançamento do mapa do circuito 'Praça XV Passo a Passo', que aconteceu nesta segunda-feira (9) no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), na região central do Rio de Janeiro. Outros atores caracterizados como Carlota Joaquina, Dona Maria I, Imperatriz Leopoldina e Dom Pedro I também fizeram as honras da casa para chamar atenção para as riquezas do local que é considerado como um dos primeiros quintais da família real no Brasil.

O mapa, que detalha a riqueza histórica, cultural e gastronômica da Praça XV, ainda reúne pequenas histórias dos atrativos e traz curiosidades, como o ditado 'Maria vai com as outras’, criado a partir dos passeios que Dona Maria I fazia nos fins de tarde junto com suas mucamas para tomar 'as águas da rainha' no Cosme Velho

O circuito é uma realização do Pólo da Praça VX, uma parceria do Sebrae/RJ, Associação Comercial do Rio de Janeiro, Senac Rio, Federação do Comércio (Fecomércio), prefeitura do Rio, Sindicato dos Restaurantes, Bares e Similares (SindRio) e empresários da região.

"Esta é uma ação positiva para a valorização do patrimônio do Rio de Janeiro e representa o conceito de efetiva revitalização da cidade", destacou o superintendente do Sebrae/RJ, Sérgio Malta. "Este é um dos melhores produtos turísticos da cidade", completou o presidente do SindRio, Alexandre Sampaio.

O circuito da Praça XV também prevê a criação de um Mercado Cultural com apresentação de filmes ao ar livre que, nesta primeira etapa, vai privilegiar obras que falem sobre a história do Brasil, antecipando assim as comemorações dos 200 anos de chegada da Família Real ao Brasil, que acontecem em 2008. Também estão previstas feira de livros, mostras de artesanato e festivais gastronômicos.

Para o Secretário Especial de Turismo, Rubens Medina, "este é um exemplo que ter que ser repetido por toda a cidade". Na cerimônia, ele também garantiu recursos para a edição dos mapas em inglês e espanhol.

"O Pólo é resultado da aposta do associativismo, uma poderosa ferramenta para unir diversos interesses", afirmou o empresário Luiz Henrique Matos, que fez ainda um agradecimento especial ao empenho da equipe do Sebrae e dos parceiros para a concretização desse projeto.

Entre os convidados, o historiador Milton Teixeira, o secretário do Governo Municipal, Marcelino D’Almeida, o diretor do CCBB, Walter Siqueira, a subprefeita do Centro Histórico, Maria de Lourdes Alves, o diretor de planejamento da RioTur, Fernando Portella, a diretora de planejamento da TurisRio, Valéria Lima, a assessora da Secretaria de Turismo (Setur), Miriam D’Ávila, e a presidente da Associação Brasileira de Empresas e Eeventos (Abeoc), Constança Carvalho.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias - (61) 3348-7494 ou 2107-9359
Sebrae no Rio de Janeiro - (21) 2212-7971

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

  
  

Publicado por em

PAULO CESAR LEMOS DE SOUZA

PAULO CESAR LEMOS DE SOUZA

12/04/2009 08:25:02
TUDO BEM A HOMENAGEM É VALIDA, LAMENTAVEL É O ESTADO DE ABANDONO DA PRAÇA, PARECE QUE O CHOQUE DE ORDEM DESCONHECE OS PROBLEMAS LÁ EXISTENRES.