Prédio da Light no Rio ganha espetáculo de luz e movimento

A fachada do histórico prédio da light, na Av. Marechal Floriano, servirá de base para um moderno espetáculo de luz, som e movimento. As projeções em alta definição aliam arte e tecnologia

  
  
A fachada do histórico prédio da light servirá de base para um moderno espetáculo de luz, som e movimento

A fachada do histórico prédio da light, no Rio de Janeiro, na Av. Marechal Floriano, servirá de base para um moderno espetáculo de luz, som e movimento, no dia 22 de dezembro. Ao exemplo do que aconteceu em maio, na Igreja de Santa Rita, a fachada será usada como pano de fundo para a projeção tridimensional de imagens que ajudarão a mostrar a beleza do prédio, referência na arquitetura do Centro do Rio. A projeção mapeada marcará o início da segunda edição do projeto “Animando a Rua Larga” e o encerramento das comemorações pelo centenário do prédio sede da light.

As projeções em alta definição, desenvolvidas pela produtora superuber, aliam arte e tecnologia através de um software criado especialmente para esta apresentação. “A conceito visual é conectividade. as animações usam recursos 2d e 3d para criar um fluxo de energia pelas linhas da fachada, conectar os elementos arquitetônicos e distorcer a arquitetura” , explica Liana Brazil, diretora da SuperUber, produtora pioneira no mapeamento de projeção no Brasil.

As projeções serão dividas em dois momentos. Primeiro, uma performance de dois minutos vai chamar a atenção dos visitantes com animações e trilha. As imagens criam brilhos e luzes que ligam as linhas da fachada, desenham ícones do Rio de Janeiro e brincam com a forma do prédio, tudo sincronizado com o áudio. Ao final da performance, uma mensagem de feliz natal e a nova iluminação do prédio serão acesas. Depois, uma ambientação com diferentes texturas cobrem a fachada e preparam os espectadores para a próxima apresentação da performance. As projeções acontecem entre 20h e 22h.

Construído em 1911, seguindo o estilo da renascença americana, o prédio da Light mudou o cenário do Centro do Rio e virou ponto de referência para a sociedade carioca da época. Passado um século, esse edifício não só continua sendo referência para a população como para a cultura fluminense.

Animando a Rua Larga
- criado em 2010 para promover a revitalização cultural da Avenida Marechal Floriano e adjacências, o projeto contará com novo cronograma de eventos nesta segunda edição. Após a Projeção Mapeada na fachada do prédio da Light, o Animando a Rua Larga terá continuidade entre abril e junho de 2012, com visitas guiadas pela região e o lançamento do Jornal Cultura e Cidadania, que será encartado em quatro edições da Folha da Rua Larga.

O projeto conta com patrocínio da Light através de seu Instituto e da Secretaria de Estado de Cultura, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, realização da Folha da Rua Larga e do Instituto Cultural Cidade Viva e apoio do Polo da Região Portuária. Reúne empresários, comerciantes e moradores locais com vistas à implantação de programas e eventos que ajudarão na preservação e divulgação do patrimônio histórico e cultural da região.

Serviço
Animando a Rua Larga – Projeção Mapeada na fachada do prédio da Light
Data: 22 de dezembro, quinta-feira
Horário: das 20h30 às 22h
Local: Avenida Marechal Floriano, 168 – Centro (em frente ao prédio da Light)

FOnte: Instituto Ideias

  
  

Publicado por em