Programas imperdíveis para quem vai passar o Carnaval em Fortaleza

Além de toda a programação momina, a capital do Ceará tem atrativos que valem a pena conhecer. Listamos abaixo dicas do conhecer em Fortaleza antes de cair na folia

  
  
Praia do Futuro: uma das delícias de Fortaleza

Vai passar o carnaval em Fortaleza? Além de toda a programação momina – com blocos, shows todas as noites no aterro da Praia de Iracema, com artistas locais e nacionais, e o tradicional desfile das agremiações carnavalescas (maracatus, afoxés, blocos de sujo e cordões) na Avenida Domingos Olímpio, no centro da cidade - a capital do Ceará tem atrativos que valem a pena conhecer. Listamos abaixo dicas do conhecer em Fortaleza antes de cair na folia.

Passeio de escuna
Embarcar numa escuna e fazer um passeio de barco na orla de Fortaleza é uma oportunidade de apeciar a beleza da cidade de outro ângulo. Os barcos partem da praia do Mucuripe.

Praia do Futuro
Praia limpa, mar agitado, águas verdes e mornas. A Praia do Futuro é, sem dúvida, um dos lugares mais visitados pelos turistas. Localizada a cerca de 10 km do centro da capital, a Praia do Futuro tem diversas opções de barracas com estrutura para receber os visitantes, e para todos os gostos e públicos. A estrutura é completa: são cerca de 153 barracas instaladas ao longo da orla.

Mercado Central
O Mercado Central é uma boa oportunidade para mergulhar de cabeça na cultura cearense. Rendas, roupas, castanha de caju e comida regional são encontradas com facilidade nos quatro andares do local, que tem mais de 550 lojas. O Mercado fica no Centro, na rua Alberto Nepomuceno, 199.

Sorvetes refrescam o calor em Fortaleza

Sorvetes para refrescar o calor
Se você gosta de sorvetes, não deixe de degustar essas delícias geladas em Fortaleza. A Sorveteria 50 Sabores está entre as clássicas. São vários endereços diferentes para você saborear não 50, mas quase 100 sabores diferentes do gelado. Também não deixe de conhecer a tradicional Sorveteria Juarez. Quem já experimentou não esquece. Os sabores beiram os 50 e variam durante o ano.

Gastronomia variada
Do saboroso camarão ao alho à buchada do sertão, a mesa cearense é sempre uma deliciosa descoberta. Enquanto as bem servidas peixadas são o carro-chefe nos restaurantes, quem comanda o cardápio nas barracas de praia é o caranguejo. O baião-de-dois, famoso prato nordestino, é ótimo para quem não está acostumado à extravagante cozinha do Ceará. Arroz, feijão, queijo coalho, nata e manteiga da terra. No mesmo patamar está a paçoca, uma mistura de macaxeira – ou aipim e mandioca – com carne de sol desfiada. Fortaleza também oferece inúmeras opções de culinária internacional e comtemporânea. Confira um guia de restaurantes da cidade.

Corações & Mentes, exposição a céu aberto
Em cartaz desde dezembro de 2010, a exposição Corações & Mentes é uma declaração de amor a um dos bairros mais charmosos da capital, a Praia de Iracema. A mostra, a céu aberto, mede mais de 400 metros lineares à beira-mar, onde a antiga e nova feições da Praia de Iracema são retratadas em prosa e verso, casadas a depoimentos sobre o lugar.

Feirinha de Artesanato
Quem visita Fortaleza não pode deixar de conhecer a Feirinha de Artesanato da Beira Mar, que funciona todos os dias a partir das 17h. São centenas de barracas onde é possível encontrar desde camisetas com estampas dos principais pontos turísticos até as rendas das mais variadas formas e cores, além de comidas típicas e o artesanato regional.

Centro Dragão do Mar, na Praia de Iracema

Visita Guiada ao Theatro José de Alencar
O centenário teatro é um dos maiores símbolos arquitetônicos de Fortaleza e fica na região central, em frente à praça que também leva o nome do escritor cearense. Mais exuberante exemplar da arquitetura de ferro no Brasil, o Theatro José de Alencar oferece visitas guiadas durante o carnaval, de hora em hora, a partir das 8h. O ingresso custa R$ 2 e R$ 4. É um programa para todas as idades e um percurso diferenciado pela edificação de 1910: o foyer, o porão e os jardins de Burle Marx. Para mais informações, ligue: (85) 3101.2567/ 3101.2583.

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Centro cultural, cafés, cinemas, teatros, espaços para exposições, planetário, livraria, centro de artesanato: o lugar é multifuncional. O nome vem de uma homenagem ao jangadeiro Francisco José do Nascimento, engajado na luta pela libertação dos escravos. O Centro Cultural fica na rua Dragão do Mar, 81, na praia de Iracema, confira a programação: www.dragaodomar.org.br

Fonte: Vem pra Fortaleza

  
  

Publicado por em