Projeto Top Tour é lançado no Rio

Presidente Lula reúne seis ministros para apresentar projeto de inclusão por meio do turismo

  
  

“Visitando, andando pelas ruas é que temos a certeza de que a comunidade está em paz. Por isso, vim de branco. Para simbolizar esse momento.” Com essas palavras o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou, junto com o Ministro do Turismo, Luiz Barretto, nesta segunda (30), no Rio de Janeiro, o Rio Top Tour, de estímulo ao turismo em comunidades pacificadas da cidade.

A primeira comunidade beneficiada pelo projeto é a Santa Marta, na zona sul da cidade. O ministro Luiz Barretto explicou que o Top Tour integra o programa de Turismo de Base Comunitária, que tem como foco a inserção econômico-social por meio da atividade turística. “As Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) estão mudando o Rio e o turismo está acompanhando essa revolução, abrindo oportunidades de geração de emprego e renda para a população.”

O Top Tour integra uma série de ações que o governo federal vem realizando no Rio de Janeiro. Por isso, a comitiva do presidente Lula reuniu seis ministros de estados e autoridades locais. “O que está sendo feito aqui no Rio hoje é um exemplo do que será implementado em todo o território nacional”, disse o presidente, referindo-se às ações integradas de segurança, abertura de linha de financiamento para o comércio local e o projeto para o turismo que terá a comunidade como protagonista.

Fruto de parceria entre o Ministério do Turismo e o governo do Rio de Janeiro, o Rio Top Tour soma-se a outras iniciativas do poder público para criar oportunidades de desenvolvimento sócio-econômico por meio do turismo. O morro Santa Marta, onde o projeto investirá R$ 230,3 mil nesta primeira fase, é uma das comunidades cariocas contempladas com Unidades de Polícia Pacificadora (UPP), no Rio de Janeiro.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em