Projetos Serras Nordeste será anunciado em Teresina

O roteiro abrange o Parque Nacional de Sete Cidades (PI) e a Serra da Ibiapaba (CE), entre dezenas de outros atrativos naturais e culturais

  
  

Um novo roteiro turístico no Nordeste, envolvendo seis cidades da região serrana que atravessa a divisa dos estados do Piauí e do Ceará, será anunciado oficialmente em Teresina durante um café da manhã, nesta quarta-feira (10), no auditório da sede do Sebrae/PI. O 'Projeto Serras Nordeste – Entre Parques e Opalas' percorre roteiros que ligam as cidades de Pedro II, Piripiri e Piracuruca, no Piauí, e Tianguá, Ubajara e Viçosa, no Ceará. O café da manhã vai reunir autoridades, empresários, imprensa e convidados.

O principal objetivo do projeto é mostrar aos turistas um outro lado do Nordeste, diferente do tradicional sol, praia e mar. O novo roteiro passa por cachoeiras, grutas, extração de opala, casarios coloniais e um gostoso clima de serra. São lugares de grandes belezas naturais, que cativam turistas que buscam novas paisagens, clima ameno e muita tranqüilidade.

O roteiro abrange o Parque Nacional de Sete Cidades (PI) e a Serra da Ibiapaba (CE). “A idéia é que possamos intensificar o movimento de turistas nessas regiões. Por isso realizamos capacitações em meios de hospedagem e de alimentação ao longo de todo esse roteiro”, explica o diretor técnico do Sebrae/PI, Mário Lacerda.

Dentro da proposta de tornar o Serras Nordeste ainda melhor aos olhos dos turistas, os empresários da região passam por uma série de consultorias, que os qualifica a bem receber quem os visita. São diversos empreendimentos atendidos pela parceria das unidades do Sebrae no Piauí e no Ceará, com a participação dos governos estaduais, do Programa de Regionalização do Turismo do Ministério de Turismo e das prefeituras municipais.

“O Serras Nordeste é um grande produto turístico criado para integrar ainda mais o turismo interno entre os Estados do Ceará e do Piauí. Já fizemos o lançamento em Fortaleza, durante a BNTM 2009, e agora vamos revelar esse produto turístico para o trade de Teresina”, explica o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/PI, Ulysses Gonçalves Nunes de Moraes.

Metas

O roteiro Serras do Nordeste vai criar oportunidades de trabalho e incremento de renda na região que reúne os dois Estados. Foram determinadas algumas metas, como aumentar em 3% os empreendimentos envolvidos na oferta turística até dezembro de 2010, além de estender em um dia a permanência do turista da região.

Outras metas são elevar a circulação de turistas em 2% nos meios de hospedagem do destino entre dezembro de 2009 e dezembro de 2010 e aumentar em 15% o número de empreendimentos formalizados no mesmo prazo.

Para reunir, num só roteiro, natureza, diversidade cultural e sustentabilidade, o projeto terá uma governança regional que vai ampliar a carteira de produtos turísticos, destacando as potencialidades de cada região. Melhorar a infra-estrutura de estradas, dos acessos e incentivar a qualificação turística de forma integrada são estratégias de trabalho do Roteiro Serras Nordeste.

As belezas do Piauí

O Parque Nacional de Sete Cidades, localizado no Estado do Piauí é uma coleção impressionante de monumentos naturais. São afloramentos rochosos do período Neodevoniano, que estão reunidos em sete grupos, formando sete cidades.

Em quase 20 quilômetros quadrados, o parque apresenta cerca de duas mil inscrições e pinturas rupestres gravadas em muralhas, monumentos e estátuas naturais com formas que lembram bichos e pessoas, e castelos de pedra esculpidos pela erosão de milhares de anos. As pinturas rupestres dos habitantes da pré-história da região representam manifestações celestes e da natureza: o sol, estrelas, círculos dentro de círculos e seres alados.

O município de Piripiri (60 mil habitantes) fica a 166 km de Teresina e a 191 km do litoral do Estado. O clima na região é ameno e é a cidade é atraente e acolhedora, abrigando um dos mais importantes pólos da indústria de confecção do Piauí. Piripiri é ponto de partida para quem quer visitar o Parque Nacional de Sete Cidades, ou mesmo fazer compras de opalas e redes em Pedro II.

Piracuruca, município em que está localizado o Parque Nacional de Sete Cidades, é um nome indígena que quer dizer 'peixe que ronca'. A cidade piauiense mantém até hoje uma arquitetura colonial e destaca-se pela hospitalidade de sua gente. Uma das atrações da cidade é a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, um dos mais antigos templos do Brasil. A igreja data de 1743, quando foi erguida a partir de uma promessa feita pelos irmãos Dantas, portugueses em viagem exploratória pelo interior do Brasil.

Pedro II, cidade conhecida por sua produção de opalas e por seu Festival de Inverno, cuja edição 2009 começa nesta quinta-feira (11), está localizada no norte do Piauí. A cidade tem charme e elegância herdados da época da colonização, quando o português João Alves Pereira construiu uma capela com a imagem de Nossa Senhora da Conceição, vinda de Portugal. Era o final do século XVIII e o casario colonial de Pedro II nos leva a viajar no tempo.

No Ceará

O município cearense de Tianguá é capaz de agradar os amantes das reservas naturais em toda a sua plenitude. O Parque Ecológico da Floresta, com a Cachoeira Cana Verde e a Bica do Amor, estão entre os principais atrativos naturais. Trilhas ecológicas, mirantes, cultivo de orquídeas e labirintos rochosos também se destacam. No parque, o turista pode observar e conhecer a rica fauna da região.

O Parque Nacional de Ubajara, no Ceará, é um passeio obrigatório para quem visita a região. As trilhas sinalizadas e, principalmente, a Gruta de Ubajara, encantam o turista. A partir do teleférico que conduz o visitante do mirante à entrada da gruta, numa travessia a 535 metros de altura, depara-se com uma maravilhosa vista panorâmica da encosta da serra. A região representa toda a beleza da vegetação tropical por conta da Reserva de Mata Atlântica.

Viçosa do Ceará, patrimônio nacional, destaca-se no cenário turístico pela paisagem e por misturar o ecoturismo ao clima agradável da serra, com temperatura média de 23ºC. Quem gosta de aventura, pode encontrar diversas práticas esportivas, como vôo livre, tirolesa e escalada. As trilhas para caminhadas também são um grande atrativo oferecido pelo município, que proporciona ao visitante um visual deslumbrante e o contato integral com a natureza. Nos passeios, é fácil encontrar fontes de águas cristalinas, cachoeiras e quedas d'água. Os caminhos levam ainda a formações rochosas, excelentes para a prática de rappel.

Serviço:
Sebrae no Piauí - (86) 3216-1305

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

  
  

Publicado por em