Publicações celebram o Dia Mundial do Turismo

Documentos tratam da relação da atividade com a sociedade e como instrumento de desenvolvimento sustentável

  
  

Duas publicações foram lançadas para comemorar o Dia Mundial do Turismo no próximo dia 27, que é objeto de atividades no Congresso Nacional desde 21 de setembro até o dia 25. O “Código Ético Mundial para o Turismo” e o “Passaporte do Turista Sustentável” são documentos que lançam um olhar sobre as regras e responsabilidades ligadas à atividade.

O Código trata da relação do turismo com a sociedade e como instrumento de desenvolvimento sustentável. Aborda também questões relativas às responsabilidades dos agentes envolvidos na atividade e os direitos e deveres do turista. Tudo isso está em sintonia com o espírito do tema “O Turismo celebrando a Diversidade”, escolhido pela Organização Mundial do Turismo (OMT) para as comemorações deste ano.

O Passaporte é uma cartilha com orientações para a prática de um turismo sustentável. “Quando viajamos sempre pensamos em diversão. Mas não percebemos que todas as nossa escolhas geram impactos no ambiente que visitamos”, diz a introdução do documento.

A partir daí surgem dicas de como economizar combustível e energia, recolher lixo e buscar meios de contato com a cultura do local visitado. O livro apresenta uma tabela com o tempo de degradação dos materiais (plástico, cigarro, panos, entre outros) e lança os oito mandamentos do turista responsável.

As atividades da semana comemorativa ao turismo são uma iniciativa do Ministério do Turismo (MTur), das Comissões de Turismo da Câmara e do Senado, do Sistema CNC-Sesc-Senac e do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em