Que tal conhecer Cuiabá caminhando em apenas 1h?

Há quem diga que a melhor forma de se conhecer uma cidade é caminhar por ela, sem pressa. É apreciar cada detalhe de ruas, praças e monumentos. Então, que tal fazer turismo por Cuiabá?

  
  
Para a uma boa caminhada, siga para a ‘Casa do Artesão’, um casarão de 1910, adaptado para o comercio de artesanato de todo o estado

Há quem diga que a melhor forma de se conhecer uma cidade é caminhar por ela, sem pressa. É apreciar cada detalhe de ruas, praças e monumentos. Então, que tal fazer turismo por Cuiabá? A capital mato-grossense vai receber quatro jogos da Copa do Mundo de 2014. Os turistas brasileiros e estrangeiros que desembarcarão por lá terão na geografia um atrativo tão grande quanto às tradicionais opções de lazer.

Os três ecossistemas mais importantes e característicos do Brasil (Amazônia, Pantanal e Cerrado) se encontram neste pedaço do território nacional que acabou ganhando o apelido de ‘Cidade Verde’. Cuiabá está localizada na parte mais central da América do Sul, exatamente no seu centro geodésico, equidistante dois mil quilômetros dos oceanos Atlântico e Pacífico.

Fundada pelos bandeirantes, em 1719, foi destino de exploradores e aventureiros que chegavam em busca do ouro da região. Hoje, tem no ecoturismo e no turismo de aventura a porta de entrada para os visitantes: por todo o estado, são 42 unidades de conservação, vários parques nacionais e reservas do Patrimônio Natural.

GASTRONOMIA
Independente do motivo da viagem, é obrigatório se conhecer alguns restaurantes da cidade. Entre eles, os estrelados ‘Al Manzul’, um dos melhores de cozinha árabe do Brasil, e o ‘Mahalo’, sofisticado em todos os estilos - do ambiente ao cardápio contemporâneo. Na hora de saborear as delícias típicas pantaneiras, siga para a ‘Biba's Peixaria’. O carro-chefe é o rodízio de peixes, que reúne mojica de pintado (ensopado à base de mandioca), pintado à milanesa e grelhado, e costela frita de pacu (a ventrecha). Encerre os trabalhos encarando o ‘furundu’, um docinho tradicional feito com mamão verde, rapadura e canela.

ARTESANATO
Para a uma boa caminhada, siga para a ‘Casa do Artesão’, um casarão de 1910, adaptado para o comercio de artesanato de todo o estado. Em cada ambiente, uma temática - de cerâmica a licores caseiros, passando por tecelagem, artefatos indígenas e doces. Já os trabalhos indígenas são encontrados na loja da Funai. Há peças de tribos variadas, como Xavante, Carajá e Pataxó, além das 16 etnias do ‘Parque do Xingu’.

Os três ecossistemas mais importantes e característicos do Brasil (Amazônia, Pantanal e Cerrado) se encontram neste pedaço do território nacional que acabou ganhando o apelido de ‘Cidade Verde’

Merecem destaques colares, cestas, bolsas de palha e chocalhos. Vale ressaltar que Cuiabá tem um dos climas mais quentes do País, com média anual de 26 graus. De agosto a outubro, os termômetros chegam fácil aos 40 graus. Não deixe de trazer roupas leves e, no caso de esticar a viagem até o Pantanal, tome vacina contra a febre amarela dez dias antes do embarque.

EXPANSÃO
Por cerca de 250 anos, Cuiabá permaneceu silenciosamente como uma pequena cidade da região Centro-Oeste do Brasil. Mas o cenário mudou rapidamente no século XX, quando o governo federal implantou um plano de expansão em direção ao interior do País, o que resultou em rodovias ligando o Mato Grosso aos estados de Goiás e de São Paulo. Em 30 anos, a população cresceu, de 57 mil habitantes (1960) para 400 mil (1990).

A área de 3.538 quilômetros quadrados de Cuiabá é atualmente o lar de mais de 540 mil pessoas.Os cuiabanos convivem com uma das paisagens mais surpreendentes do Brasil: a serra da Chapada dos Guimarães, na qual sítios arqueológicos e um parque nacional de 3,3 mil quilômetros quadrados atraem milhares de visitantes todos os anos. A Chapada dos Guimarães é uma das razões pelas quais Cuiabá é considerada nossa capital mais quente, uma vez que a serra bloqueia as massas polares e ajuda a elevar a temperatura para além dos 40º C durante o verão.

ESPORTE
O Mixto Esporte Clube, de Cuiabá, é a equipe de futebol mais importante de Mato Grosso e tem uma das maiores torcidas do Centro-Oeste. O ‘Tigre’ detém o recorde de títulos estaduais e, a partir de 1976, jogou a primeira divisão do Campeonato Brasileiro por 11 anos. Os principais rivais na cidade são o 'Cuiabá Esporte Clube' e o 'Clube Esportivo Dom Bosco', além do 'Operário Futebol Clube', da vizinha Várzea Grande.

O 'Estádio José Fragelli', também conhecido como ‘Verdão’, foi o principal estádio de Mato Grosso até 2010. Construído em 1976, com capacidade para 45 mil espectadores, já foi palco de quatro amistosos da Seleção Brasileira, como a goleada por 6 x 1 sobre a Islândia (2002, na preparação rumo à conquista da Copa do Mundo da FIFA Coreia do Sul/Japão 2002). Em seu lugar, surgirá a moderníssima ‘Arena Pantanal’, especialmente construída para a Copa do Mundo da FIFA 2014.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em

Rodolmildo Silva

Rodolmildo Silva

26/01/2012 07:41:54
Conheci. Vale a pena. Mas ficaria melhor se a Chapada melhorasse os precos de alimentação e estadia.

Tiago Barbosa

Tiago Barbosa

26/01/2012 01:30:32
Cuaibá é espetacular, cidade acolhedora e com muitas pessoas bonitas. É um lugar maravilhoso!

Mayra mariana castro

Mayra mariana castro

26/01/2012 00:35:23
Linda Cuiabá, cidade que amooooo!

Arnold P.V. Atzingen

Arnold P.V. Atzingen

25/01/2012 23:54:26
Estive recentemente em Cuiabá pela 2 vez nos últimos 12 meses e lamentavelmente o que observei é uma cidade mal cuidada, com recolhimento de lixo irregular (não há coleta seletiva), calçamento sem manutenção, ausência de sinalização, mesmo nas principais avenidas. Terrenos com mato e água parada,e, consequentemente epidemia de dengue.
A cidade tem muito a melhorar e não por causa da copa e sim para que seus moradores e visitantes sintam como uma cidade que se gosta e portanto se cuida!

Salete maria r. de souza - RJ

Salete maria r. de souza - RJ

25/01/2012 23:52:05
AMO Cuiabá e morei lá por 3 anos e tenho a maior vontade de voltar. Tem uma Igreja Catedral lindíssima. Um centro bem histórico. Colégios ótimos e uma nova Cuiabá bem moderna. Deve ter crescido bastante, pois faz tempo. São 27 anos sem essa amada cidade. Muitos passeios ela oferece.

Santista de Rio Preto

Santista de Rio Preto

25/01/2012 23:35:26
Que tal comer a melhor peixada de Cuiabá na "Peixaria Popular"? Muito bom!

Márcia Ramos

Márcia Ramos

25/01/2012 23:09:07
Amo! Sou cuiabana, mas atualmente moro em Balneário Camboriú (SC), todas as férias de julho, eu e minha família vamos para Cuiabá rever os amigos.

Jose Carlos Formiga Junior

Jose Carlos Formiga Junior

25/01/2012 22:49:17
Cuiabá é muito mais! É séio! Moro em Cuiabá há mais de 30 anos e posso afirmar que tem tanto coisa boa nessa cidade e região que apenas uma reportagem não poderia exprimir. Primeiro, cabe salientar que o maior patrimônio de Cuiabá é o povo hospitaleiro, além dos antigos casarões e prédios tombados pelo Patrimônio Historico. Cuiabá possui, ainda, uma cultura muito rica e que convive bem com as influências das muitas pessoas que vieram de SP, RS, SC, etc. Não bastasse isso, no aspecto turistico, temos agora o lago do Manso nas proximidades de Cuiabá, que também conta com atrativos e em breve contará com um grande resort (Maluí). A pesca também é um grande atrativo. Enfim, Cuiabá é uma ótima cidade.

Marcelo

Marcelo

25/01/2012 22:47:59
Entre outras lindas atrações, venha conhecer Cuiabá; É linda a nossa capital.

Sergio

Sergio

25/01/2012 21:37:09
Se você conseguir caminhar durante 1 hor naquele calor...

Felipe

Felipe

25/01/2012 21:27:23
Amo minha cidade, obrigado Cuiabá por a cada dia me supreender ainda mais!

Conrado vitali rohde

Conrado vitali rohde

25/01/2012 21:24:03
Excelente matéria, mas poderiam ter falado mais ainda. A nossa Cuiabá é linda e tem muito à oferecer, principalmente o carinho de nosso povo, a simplicidade, a forma aconchegante de receber...

Bruno Cesar

Bruno Cesar

25/01/2012 21:15:30
Cuiabá é maravilhosa! Vale a pena conhecer! Não deixe de conhecer a Chapada dos Guimarães também.

Estela

Estela

25/01/2012 21:01:50
Amei a reportagem. Mas senti falta de pratos típicos como Maria Isabel, escaldado cuiabano, farofa de banana e banana chips.

Jose aparecido da silva

Jose aparecido da silva

25/01/2012 20:05:48
Muito bonito! Não conheço Cuiabá, mas pretendo conhecer esta cidade que tanto já ouvi falar.

Fabiola Costa

Fabiola Costa

25/01/2012 14:20:57
Já estive em Cuiabá e conheci tambem a Chapada dos Guimarães! O lugar é simplesmente maravilhoso e o povo de Cuibá é 10.