Recife terá roteiro sobre Civilização do Açúcar

A Cidade está no Roteiro Civilização do Açúcar, que também integra outras de Pernambuco, Paraíba e Alagoas.

  
  

A cachaça é um dos ícones da cultura brasileira, assim como é a tão adocicada rapadura no Nordeste. No Recife, o turista não só experimentará esses quitutes, mas também poderá conhecer um pouco mais das suas origens e, claro, da sua matéria-prima, a cana-de-açúcar. A Cidade está no Roteiro Civilização do Açúcar, que também integra outras de Pernambuco, Paraíba e Alagoas. O projeto faz parte do Roteiro de Interiorização do Ministério do Turismo e será lançado durante o 4º Salão do Turismo, em São Paulo, entre os dias 1º e 5 de julho.

Os recifenses estão saindo na frente, pois tem uma infraestrutura pronta para oferecer ao turista. A Secretaria de Turismo do Recife preparou um roteiro com visitas aos museus, ao Bairro do Recife, ao Forte das Cinco Pontas, à Cachaçaria Carvalheira, ao Instituto Ricardo Brennand, à Fundação Gilberto Freyre. “Além de aproveitar os pontos turísticos, o visitante conhecerá um pouco mais as nossas raízes”, disse o secretário da pasta, Samuel Oliveira. Cada município vai oferecer em folders o que tem a mostrar, como um “cardápio” de atrativos da história do açúcar. O projeto ainda tem a participação do Sebrae, dos governos municipais e do Trade Turístico.

HISTÓRIA - A cana-de-açúcar é plantada na Zona da Mata de Pernambuco, também conhecida como zona canavieira. O cultivo da planta tem uma história de cinco séculos. A primeira usina implantada foi a São Francisco da Várzea que moeu, pela primeira vez, em 1875. O Estado chegou a ter mais de 100 usinas. Atualmente, existem cerca de 38 usinas, inclusive paralisadas ou desativadas.

Fonte: Secretaria de Turismo de Recife

  
  

Publicado por em