Reforçando o combate

Brasília sedia 1ª oficina de prevenção à exploração sexual

  
  

O Programa Turismo Sustentável e Infância (TSI), do Ministério do Turismo (MTur), e o Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UnB) promovem em Brasília, a primeira das 13 oficinas da segunda fase do Projeto de Prevenção à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Turismo. A solenidade de abertura contou com a participação da coordenadora - geral do TSI, Elisabeth Bahia, do diretor do CET, Neio Campos, e dos secretários de Turismo do Distrito Federal, Delfim Almeida, e do Esporte, Herbert Félix.

O público-alvo das oficinas da fase Pró-Copa é formado principalmente por empresários do setor de turismo, como donos de agências de viagens, hotéis, bares, restaurantes e empresas de transporte, etc. A coordenação do projeto considera fundamental sensibilizar o trade turístico para participar de ações voltadas à garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. A previsão do MTur é que o país receba cerca de 600 mil turistas estrangeiros durante a Copa do Mundo de 2014.

As oficinas serão realizadas nas 12 cidades-sede da Copa e em João Pessoa. Por intermédio delas, o projeto deve formar 390 agentes multiplicadores dos setores público e privado para atuar na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. As oficinas também servirão para formular diretrizes locais para a prevenção da exploração sexual de crianças e adolescentes durante o evento esportivo e analisar a situação sobre possíveis espaços vulneráveis que o Brasil possa enfrentar nesse período. As oficinas visam ainda incentivar a participação de outros setores da sociedade no projeto.

Programação:
A primeira oficina da fase Pró-Copa teve inicio nesta segunda-feira (25) e está sendo realizada no módulo central do CET, no campus da UnB. Hoje (26), será realizada a troca de experiências entre os participantes e construção das responsabilidades do setor turístico. Em seguida, serão feitos os encaminhamentos das ações a serem desenvolvidas no Distrito Federal durante a fase Pró-Copa.

SERVIÇO
Evento: Oficina do Projeto de Prevenção à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Data: 25 e 26 de outubro
Hora: 11h
Local: Centro de Excelência em Turismo da UnB – Asa Norte (entrada pela L3)

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em