Renovada certificação ambiental de praia e marina brasileiras

Uma bandeira azul continuará a tremular, em 2012, na praia do Tombo, no Guarujá (SP), e na Marina Costabella, em Angra dos Reis (RJ). As duas tiveram a certificação ambiental renovada

  
  
praia do Tombo, no Guarujá

Uma bandeira azul continuará a tremular, em 2012, na praia do Tombo, no Guarujá (SP), e na Marina Costabella, em Angra dos Reis (RJ). As duas tiveram a certificação ambiental renovada pelo júri internacional do Programa Bandeira Azul depois de cumprirem 32 critérios relacionados à proteção e atitudes voltadas à preservação do ambiente costeiro.

A praia paulista e a marina fluminense são os únicos locais no Brasil onde a bandeira azul, que simboliza o programa, continuará hasteada por mais um ano. “Os critérios para a certificação são rigorosos, mas várias praias brasileiras estão se preparando para obter o selo”, explica Marinês Scherer, do Instituto Ambiental Ratones (IAR), entidade que coordena o programa Bandeira Azul no Brasil.

Os critérios necessários para a certificação são subdivididos em quatro categorias: educação e informação ambiental; qualidade da água; gestão ambiental e de equipamentos e segurança e serviços. O júri avalia, por exemplo, a existência de placas informativas em toda a praia, rampas de acesso a cadeirantes, banheiros, limpeza e atividades educacionais, entre outras.

O Programa Bandeira Azul é um selo de caráter socioambiental presente em 46 países. Foi criado pela FEE – Foundation for Environmental Education (www.fee-international.org), uma instituição internacional com sede na cidade de Copenhagen, Dinamarca. O júri nacional é composto pelo Ministério do Turismo, Ministério do Meio Ambiente, Secretaria do Patrimônio da União, ONGs e entidades relevantes do setor privado de praias e marinas.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em