Rio de Janeiro: aquele abraço...

São 447 anos de futebol, pôr do sol, cultura, bem viver e uma legião de adoradores pelo mundo inteiro

  
  
O Rio abriga uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno (o Cristo Redentor) e assim como ela, está de braços abertos para os visitantes

Há quem diga que ser carioca é mais que nascer no Rio; é um estado de espírito. E neste 1º de março, o dia será pequeno para que seus moradores, admiradores, adotados e afins recebam um Feliz Aniversário com toda pompa. Afinal, são 447 anos de referência e inspiração para poetas, compositores e apaixonados em geral.

O turista que desembarca no Rio de Janeiro se depara com muito mais do que futebol, carnaval e praias. Em cada uma de suas esquinas se esconde um cartão-postal a céu aberto. A cidade tem no mar e nas montanhas os regentes de uma geografia exuberante. E a cidade ainda será a primeira metrópole do continente a receber as Olimpíadas e as Paraolimpíadas.

O Rio abriga uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno (o Cristo Redentor) e assim como ela, a cidade está de braços abertos para os visitantes. É considerada a ‘Capital Cultural do Brasil’, graças a seu leque de museus, igrejas, teatros e centros culturais.

Quem por lá chega, não pode deixar de invadir suas praias, saborear os tradicionais saquinhos de biscoitos de polvilho ‘Globo’, acompanhado de legítimos mate e limonada gelados (ou os dois num copo só - algo inventado sabe-se lá quando, nem por quem).

Depois, como não curtir um dos espetáculos que a natureza oferece: o pôr do sol no Arpoador? As casas de suco existentes na cidade, a Confeitaria Colombo, o Jardim Botânico e a Lagoa Rodrigo de Freitas também merecem visitas quase obrigatórias. Mas entre tantos lugares e suas incontestáveis belezas, o que melhor representa o Rio de Janeiro são a alegria e o amor que o povo - carioca ou não - tem por aquela cidade.

As opções gratuitas para comemorar o aniversário da Cidade Maravilhosa ficam por conta dos roteiros a pé ‘Descortinando as Geografias do Catete, Flamengo e Glória’ (às 10h, junto à imagem de São Sebastião, na Praça do Russel, bairro da Glória) e ‘Caminhando Entre Luzes no Centro do Rio à Noite’ (às 20h, nos degraus da Casa França-Brasil).

E na Quinta da Boa Vista, às 20h, acontece hoje um show com o grupo 'Sorriso Maroto' e seis convidados. Pra quem curte algo mais radical, a dica é a Praça do Ó, na Barra da Tijuca, onde estreia a 10ª edição do ‘Oi Vert Jam’, um evento do Circuito Mundial da World Cup Skateboarding (WCS).

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em