Rio ganhará mais nove destinos indutores de turismo

Ministro e secretária de Turismo assinam convênio hoje para estudo de viabilidade

  
  

O Ministro do Turismo, Luiz Barretto, a Secretária Estadual de Turismo, Esporte e Lazer, Marcia Lins, e o presidente da TurisRio, Nilo Sérgio Félix assinam nesta quarta feira, dia 16, às 14h30, no Hotel Intercontinental, em São Conrado, um termo de cooperação técnica para aplicação de metodologia que avaliará a inclusão de mais nove municípios como destinos indutores do turismo.

Em todo o Brasil existem 65 destinos indutores, sendo cinco no Rio (Rio capital, Angra dos Reis, Búzios, Parati e Petrópolis). A proposta é que, a partir da avaliação, sejam incluídos os municípios de Arraial do Cabo, Cabo Frio, Itatiaia, Niterói, Nova Friburgo, Valença, Resende, Teresópolis e Vassouras. Como contrapartida, estes municípios deverão desenvolver um relatório contento os atrativos turísticos que sejam capazes de estimular o crescimento das suas respectivas regiões.

Destinos indutores do turismo, segundo o Programa de Regionalização do Turismo, são aqueles que possuem infraestrutura básica, turística e atrativos qualificados, capazes de atrair e distribuir significativo número de turistas para seu entorno, dinamizando a economia do território em que está inserido.

A avaliação é feita através de um estudo de Competitividade Turística, realizado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e faz parte da política de descentralização da atividade turística do Ministério Turismo (MTur). À versão nacional do programa, que conta com 65 destinos indutores do turismo brasileiro, serão acrescentados municípios de diversas regiões do Brasil, que também passarão por uma avaliação. Na ocasião da assinatura do convênio, estarão presentes prefeitos e secretários de turismo dos nove municípios que serão avaliados.

Fonte: Secretaria de Turismo do Rio de Janeiro

  
  

Publicado por em