Rio inova com pagamento na praia via celular

Valores são debitados via celular, em 50 barracas da zona sul carioca; o sistema, que é pioneiro no País, foi tema de reportagem no Jornal Nacional, da TV Globo

  
  

Um projeto do Sebrae/RJ e da Associação Comercial do Rio de Janeiro, a Rede Ello Empreendedor, está garantindo mais uma facilidade aos freqüentadores e turistas da orla carioca, que podem comprar com cartão de crédito os petiscos e bebidas que consomem na praia. Os valores são debitados via celular, em 50 barracas da zona sul carioca. O sistema, que é pioneiro no País, foi tema de reportagem no Jornal Nacional, da TV Globo.

Inicialmente, o projeto será piloto e contemplará os barraqueiros que fazem parte da Associação do Comércio Legalizado de Praia (Ascolpra), que abrange as praias da zona sul, do Leme ao Leblon. Sua intenção é fortalecer micro e pequenas empresas e integrar, simultaneamente, o acesso aos meios eletrônicos de pagamento e aos serviços financeiros.

O Sebrae/RJ capacitou os barraqueiros para esta inovação, desenvolvida pela NeuralNet. Para que os consumidores possam fazer o pagamento de suas despesas com o cartão de crédito, por meio do celular, nos estabelecimentos cadastrados, deverão fazer um rápido cadastro pela internet e uma ligação via celular à central de atendimento automático. Um sistema, também automático, guiará o cliente, que deverá informar seu CPF, número do cartão de crédito e data de validade para se cadastrar. Em seguida, criará sua senha pessoal. A partir daí, estará apto a realizar pagamentos por meio da Rede Ello Empreendedor.

Como surgiu

No início de 2007, a ACRJ articulou a criação do Fórum do Rio - do qual o Sebrae/RJ faz parte - que constitui uma inovação institucional de integração entre entidades privadas e públicas para promoção da atividade empresarial com o aproveitamento do espírito empreendedor e expansão de mercado de forma inclusiva.

Os projetos desenvolvidos no Fórum do Rio são voltados à recuperação da Região Metropolitana do Rio de Janeiro; redução da pobreza; combate à violência; organização urbana e melhoria da qualidade dos serviços públicos. Nessa perspectiva foi desenvolvido o Projeto Cartão Rio Empreendedor, sob a coordenação técnica do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (IETS) que, posteriormente foi reconfigurado com apoio do Sebrae/RJ, surgindo, assim, a Rede Ello Empreendedor.

O projeto visa ao fortalecimento das micro e pequenas empresas e representa a integração simultânea do acesso aos meios de pagamentos eletrônicos e a serviços financeiros, da capacitação continuada para gestão do negócio e da formalização do empreendimento. O público-alvo a ser atendido são os empreendedores formais e informais da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, melhorando o ambiente de negócios local e construindo soluções inovadoras entre entidades privadas e públicas na promoção da atividade empresarial.

Serviço:
Sebrae no Rio de Janeiro - (21) 2212-7971

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

  
  

Publicado por em