Rio sedia a quinta edição dos Jogos Mundiais Militares

Serão disputadas, ao todo, 20 modalidades esportivas. Algumas, como o vôlei de praia, farão sua estreia em jogos militares no Rio e prometem combinar muito bem com as praias cariocas

  
  
Jogos Mundiais Militares

O pontapé inicial para o Rio de Janeiro se firmar como cenário de grandes eventos esportivos será dado a partir do dia 16 de julho, quando a cidade sediará os 5º Jogos Mundiais Militares do CISM. Durante nove dias, seis mil atletas, além de dois mil delegados de mais de 100 países ao redor do mundo farão do Rio a capital mundial dos esportes.

Serão disputadas, ao todo, 20 modalidades esportivas. Algumas, como o vôlei de praia, farão sua estreia em jogos militares no Rio e prometem combinar muito bem com nossas praias. A delegação brasileira contará com 250 atletas, muitos deles conhecidos - e premiados - em competições nacionais e internacionais, como os judocas Ednanci Silva, Tiago Camilo e Flávio Canto, além da maratonista aquática Poliana Okimoto e o nadador Kaio Marcio. Mas quem pretende assistir aos jogos deve se apressar. Os ingressos serão gratuitos e, para adquiri-los, cariocas e turistas devem se inscrever no site oficial do evento (www.rio2011.mil.br) para concorrer a entradas para as modalidades. As trocas serão feitas nas bilheterias, nos dias de competição.

Os atletas que participarem dos Jogos contarão com o que há de mais moderno em termos de instalações esportivas na cidade. Entre os locais de competições estão o Parque Aquático Maria Lenk, na Barra da Tijuca, Zona Oeste da cidade, construído para os Jogos Pan Americanos; o Estádio Olímpico João Havelange, mais conhecido como Engenhão, em Engenho de Dentro, na Zona Norte do Rio e o Maracanãzinho, também na Zona Norte. A Maratona terá como cenário a orla da cidade. A largada acontece na Barra da Tijuca, na Zona Oeste, e os maratonistas seguirão até o Aterro do Flamengo, na Zona Sul, passando pelas belíssimas praias do Leblon, Ipanema e Copacabana. O ginásio HSBC Arena, também na Barra, vai ser a sede oficial das competições de basquete, enquanto as competições de vôlei de praia terão, a seu favor, a beleza da praia do Leme, onde uma arena será construída especialmente para os Jogos.

Arion, o mascote da paz - Um dos grandes destaques dos Jogos Mundiais Militares estará presente em todas as competições. Seu nome é Arion, o mascote do evento esportivo. Criado por Maurício de Souza, um dos maiores desenhistas do país, Arion foi inspirado em um menino que se transforma em um Super Atleta Militar, usando o símbolo mágico da pomba branca, que marca os Jogos da Paz Rio 2011. Sua missão é contagiar as pessoas com o maior objetivo do evento: promover, através do esporte, a paz entre as nações. De origem grega, seu nome significa ‘O que tem energia’.

A História dos Jogos
Criado para celebrar os 50 anos do fim da II Guerra Mundial, a primeira edição dos Jogos Mundiais Militares aconteceu em 1995, na cidade Roma, na Itália. O evento reuniu mais de 4 mil atletas de 93 países, que disputaram 17 modalidades esportivas. As edições seguintes aconteceram em Zagreb (Croácia/1999), Catânia (Itália/2003) e Hyderabad (Índia/2007) e receberam, ao todo, 16 mil atletas. Em 2010 houve a primeira edição dos Jogos Militares de Inverno. A competição foi realizada no Vale de Aosta, localizado nos Alpes da Itália. O programa dos Jogos de Inverno consta com as seguintes modalidades: esqui alpino, esqui nórdico, biatlo, esqui de montanhismo, patinação de velocidade em pista curta e escalada indoor.

Saiba mais em www.rio2011.mil.br

  
  

Publicado por em