Rio vai sediar o Mundial de Judô em 2015, classificatório para os Jogos Olímpicos de 2016

Desde 2007 o Rio de Janeiro tem investido no judô, tanto na construção de instalações como no investimento de bolsa atletas, além da realização de grandes eventos

  
  

O Rio de Janeiro ganhou neste domingo, dia 31, em Antalya, na Turquia, o direito de sediar, em 2015, o Campeonato Mundial de Judô, individual e por equipes. A decisão foi anunciada pelo presidente da Federação Internacional de Judô (FIJ), Marius Vizer, após eleição do Comitê Executivo da entidade. O Mundial de 2015, que será realizado no Maracanãzinho, deverá ser o maior dos próximos anos. Em 2007, no Rio de Janeiro, 123 países participaram do Campeonato, número recorde até hoje.

O contrato para a realização do Mundial de 2015 será assinado no início de dezembro pelo presidente Marius Vizer e pelo Governador Sergio Cabral. Em julho o presidente da FIJ visitou o Rio de Janeiro em uma das etapas da candidatura, quando esteve com o Governador.

A secretária de Turismo, Esporte e Lazer, Marcia Lins, que está em Antalya defendendo a candidatura do Rio, ficou feliz com o resultado do pleito. “É mais uma honra para o Rio de Janeiro sediar um campeonato desse porte, ganhando de grandes cidades internacionais e mostrando que nosso estado está consolidado como a capital do esporte da próxima década. Mais uma vez o empenho do governador Sergio Cabral foi decisivo para a vitória de mais uma candidatura”, afirmou a secretária, lembrando que em julho o governador ofereceu todas as garantias para a realização do evento, fator primordial para a decisão do Comitê.

Desde 2007 o Rio de Janeiro tem investido no judô, tanto na construção de instalações como no investimento de bolsa atletas, além da realização de grandes eventos. Até 2013 será realizado no Rio o Grand Slam de Judô e, em 2015, o Mundial individual e por equipes, dois dos mais importantes eventos da modalidade. O Campeonato Mundial de Judô de 2015 acrescentará ainda mais valor ao calendário esportivo até os Jogos Olímpicos de 2016, num processo de preparação para esta competição.

As cidades de São Paulo e de Dubai, nos Emirados Árabes, vão sediar, respectivamente, os Mundiais de 2013 e 2014.

INVESTIMENTO NA EDUCAÇÃO
A Secretária Marcia Lins e o Secretário Estadual de Educação, Wilson Risolia, vão se reunir nas próximas semanas para discutirem a formulação de um projeto especial de judô para as escolas do estado. O objetivo é difundir ainda mais o esporte, único a trazer medalhas para o Brasil em todos os Jogos Olímpicos e que mais gera atratividade entre alunos.

O dirigente máximo do judô disse estar satisfeito com o resultado da eleição. "O Brasil tem o judô mais estruturado do mundo e estamos muito bem impressionados com a qualidade das propostas apresentadas”, comentou Marius Vizer, presidente da FIJ.

Fonte: Prefeitura do Rio de Janeiro

  
  

Publicado por em