Rota 174, que liga Região Norte à Venezuela, será destino turístico

O trajeto ou rodovia federal 174, que liga Manaus à Venezuela, tem 992 quilômetros de extensão, atravessando municípios, reservas indígenas e comunidades rurais

  
  

O Ministério de Turismo (Mtur), em parceria com o Sebrae, vai incluir o trajeto Amazonas-Roraima-Venezuela, a 'Rota 174', na lista dos grandes roteiros de turismo do Brasil, informa o gestor do Programa de Turismo do Sebrae no Amazonas, Fábio de Souza. No dia 17 de março, ele participou de uma reunião de trabalho, no Sebrae no Amazonas, juntamente com representantes do Sebrae em Roraima, para discutir estratégias de viabilização da parceria entre Sebrae, Mtur e municípios integrantes da Rota 174. Ao todo, o trajeto, ou rodovia federal 174, que liga Manaus a Venezuela, tem 992 quilômetros de extensão. A estrada atravessa municípios, reservas indígenas e comunidades rurais.

A parceria prevê ações de divulgação, melhoria de infra-estrutura e capacitação empresarial para o setor de turismo no municípios de Manaus e Presidente Figueiredo, no Amazonas, e os municípios de Caracaraí, Amajari, Pacaraima e Boa Vista, no Estado de Roraima. “A Rota 174 tem potencial turístico e nós do Sebrae, juntamente com o Ministério do Turismo, vamos articular parcerias para fazer desse roteiro um dos mais conhecidos no Brasil”, disse o diretor-técnico do Sebrae/AM, Maurício Aucar Seffair.

A primeira ação de divulgação da 'Rota 174' está marcada para julho deste ano. Fábio de Souza diz que o trajeto será apresentado como destino turístico de destaque durante a quarta edição do Salão Brasileiro de Turismo, que vai ocorrer em São Paulo (SP), de 1° a 7 de julho. “O Mtur vai apresentar esse roteiro turístico, que vai de Manaus a Venezuela, às grandes operadoras de turismo em São Paulo. Claro, que o roteiro não vai estar totalmente pronto para a comercialização. Mas apresentaremos resultados satisfatórios e já realizados pelo Sebrae”, disse o gestor.

Ele informa, ainda, que, com a ajuda do Instituto Marca Brasil (IMB), o Sebrae, em parceria com órgãos de governo de turismo do Amazonas e Roraima (Amazonastur e Setur/RR), já realizou as visitas técnicas aos municípios selecionados para integrar a 'Rota 174'. O próximo passo, de acordo com ele, consistirá em formar um comitê gestor, que será responsável pelas articulações com o poder público para fins de melhorias de infra-estrutura e pela identificação de necessidades quanto à capacitação empresarial do setor de turismo nos municípios. Cada município selecionado vai indicar representantes para que eles trabalhem juntos com o Sebrae, Ministério do Turismo e Instituto Marca Brasil.

“Esse novo roteiro vai gerar emprego, melhoria na infra-estrutura da cidade, renda para seus habitantes, além de tornar a cidade conhecida”, finalizou Fábio de Souza.

Serviço:
Sebrae/AM - (92) 2121-4900

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

  
  

Publicado por em