Rota turística Rota 174 é preparada para lançamento

Nos dias 12 e 13 de maio, Sebrae e parceiros realizam segunda oficina de planejamento estratégico; roteiro vai beneficiar municípios do Amazonas e de Roraima

  
  

O Sebrae do Amazonas e o de Roraima, o Ministério de Turismo (Mtur) e parceiros realizam a segunda oficina de planejamento estratégico do Projeto 'Roteiros Integrados Rota 174, Amazonas-Roraima'. O evento está programado para os dias 12 e 13 de maio das 8h às 18h, na escola Umberto Calderaro, na rua Acariquara, n° 43, em Presidente Figueiredo, município a 107 quilômetros de Manaus. O objetivo é dar continuidade aos trabalhos de preparação para a divulgação da 'Rota 174', que será divulgada no mês de julho no Salão Brasileiro de Turismo, em São Paulo.

Conforme o gestor do projeto, Fábio Souza, 15 assuntos serão tratados nessa segunda oficina. A reunião contará com a presença de representantes de prefeituras como de Presidente Figueiredo. “Vamos apresentar as terminologias de Produção Associada ao Turismo, a aprovação do diagnóstico atual, a apuração dos trabalhos desenvolvidos pelo Comitê Gestor do Roteiro, o dimensionamento da demanda turística atual, a definição das estratégias de divulgação do roteiro, entre outros dez assuntos”, informou o gestor.

A primeira e grande ação de divulgação da 'Rota 174' está marcada para o mês de julho deste ano. Fábio de Souza diz que o trajeto será apresentado como destino turístico de destaque durante a quarta edição do Salão Brasileiro de Turismo, que ocorre de 1° a 5 de julho. “O Mtur vai apresentar esse roteiro turístico, que vai de Manaus a Venezuela, às grandes operadoras de turismo em São Paulo. Claro, que o roteiro não vai estar totalmente pronto para a comercialização. Mas apresentaremos resultados satisfatórios e já realizados pelo Sebrae e parceiros”, explica.

As parcerias prevêem ações de divulgação, melhoria de infra-estrutura e capacitação empresarial para o setor de turismo nos municípios de Manaus, Presidente Figueiredo, ambos do Estado do Amazonas, e os municípios de Caracaraí, Amajari, Pacaraima e Boa Vista, no Estado do Roraima. O gestor informa ainda que, com a ajuda do Instituto Marca Brasil (IMB), o Sebrae, em parceria com órgãos de governo de turismo do Amazonas e Roraima (Amazonastur e Setur/RR), já realizou as visitas técnicas aos municípios selecionados para integrar a ‘Rota 174’.

Um comitê gestor foi formado para ficar responsável pelas articulações com o poder público, para fins de melhorias de infra-estrutura e pela identificação de necessidades quanto à capacitação empresarial do setor de turismo nos municípios. “Já demos passos importantes, como as visitas e a formação do comitê gestor. Agora, entre outras coisas, apurar os trabalhos realizados pelo comitê gestor e levantar os pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças da atividade turística na região”, destaca Souza.

Serviço:
Sebrae/AM - (92) 2121-4900

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

  
  

Publicado por em