Roteiro integrado Civilização do Açúcar é lançado nos municípios alagoanos

O lançamento do novo produto turístico vem sendo realizado desde a última sexta-feira (12) nos municípios alagoanos integrantes da rota

  
  

Alagoas apresenta mais um destino pronto para ser comercializado em pacotes junto às operadoras de turismo. O Roteiro Integrado Civilização do Açúcar (Rica), contemplado no Programa de Regionalização do Turismo, em parceria com o Ministério do Turismo (MTur), Sebrae e secretarias estaduais de Turismo foi lançado, entre os dias 12 e 18, nos municípios participantes da rota em Alagoas.

As cidades alagoanas pertencentes à rota são: Maceió, Marechal Deodoro, Rio Largo, União dos Palmares, Pilar, Coruripe e Maragogi. O roteiro, que se encontra inteiramente formatado, abrange a cultura e história da cana-de-açúcar nos estados de Alagoas, Pernambuco e Paraíba, com visitas a engenhos e comunidades locais.

O lançamento deste novo produto turístico vem sendo realizado desde a semana passada, quando o roteiro foi exposto pelo diretor de Destinos e Produtos da Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas (Setur), Jair Galvão, na sexta-feira (12), para as autoridades e a comunidade de Marechal Deodoro e Coruripe; na quarta-feira (17) foi a vez de União dos Palmares e, nesta quinta-feira (18), nas cidades de Rio Largo e Maragogi.

Durante o lançamento em União dos Palmares foi ressaltada a importância e o reconhecimento do município em nível nacional e internacional, evidenciado pelo fluxo espontâneo de turistas que procuram a cidade nesta temporada. O técnico da Setur-AL, Jair Galvão, observou o valor que a figura de Zumbi dos Palmares tem e, por isso, deve ser melhor explorada, influenciando diretamente no desenvolvimento da economia local.

Para o diretor a participação efetiva da comunidade no desenvolvimento do roteiro é capaz de formar novos prestadores de serviço no município, em uma cadeia crescente de geração de emprego e renda. “A Setur e o Sebrae continuarão apoiando o roteiro oferecendo capacitação para os agentes locais, levando material para feiras e estando abertos a reivindicações do comitê gestor”, afirma Jair.

Cadastur - A equipe do setor de Coordenação Regional de Serviços Turísticos do Mtur da Setur também esteve presente em União dos Palmares para conscientizar e cadastrar empresas e prestadores de serviços turísticos do município.

Somente cadastrado, o prestador de serviço tem acesso a projetos do Mtur, como a participação no Salão do Turismo — principal feira do segmento no Brasil -, acesso a linhas de créditos dos bancos do Brasil, Caixa Econômica e Banco do Nordeste, bem como, somente as agências cadastradas podem comercializar o Viaja Mais Melhor Idade.

Fonte: Secretaria de Turismo de Alagoas

  
  

Publicado por em