Roteiro Integrado do Sudeste pretende atrair mais brasileiros e unir os destinos turísticos da região

História, arte, cultura e religião: tudo num mesmo passeio

  
  
A riqueza histórica de Ouro Preto (MG). Minas Gerais faz parte do Roteiro integrado da Região Sudeste

Caminhar por ruas construídas durante o período colonial ou conhecer fazendas que exportaram café no passado são algumas das experiências propostas aos turistas que visitam o Sudeste. A partir de 2010, quem passar pela região poderá conhecer Tiradentes, Vila Velha, Parati, Diamantina, São Paulo e outros 30 municípios da região, tudo em um mesmo pacote. Essa é a proposta do Roteiro Integrado do Sudeste.

O projeto envolve as quatro rodovias federais que interligam os estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. O objetivo é que os turistas visitem mais de um estado e conheçam a cultura regional. Além disso, o diferencial do roteiro é o suporte ao turista que escolher montar o seu próprio pacote. Nestes casos, o visitante será munido de informações para que tenha segurança ao se deslocar e conhecer os atrativos turísticos.

De acordo com o consultor de turismo, Eduardo Desztefani, “os destinos do Sudeste já estão consolidados, principalmente as capitais. O grande desafio é integrar os estados”. Para resolver este problema, segundo ele, será necessário envolver os empresários do setor. “Sem dúvidas, vai ser uma grande oportunidade, pois o roteiro cria uma oferta turística maior e mais diversificada.”

O início da comercialização está prevista para os primeiros meses de 2010. Segundo o consultor, o novo produto tem grandes chances de ser um sucesso. “Nós temos cidades que são referência. Ouro Preto, por exemplo, tem uma riqueza histórica muito grande com a mineração. Já o Vale do Café, no Rio de Janeiro, remonta às histórias dos barões, donos de fazendas responsáveis por parte da produção mundial de café no início do século XIX. Aparecida, em São Paulo, reúne milhões de fiéis todos os anos”, lembra o consultor.

Um circuito rodoviário para veículos de passeio ou ônibus de turismo será oferecido como subproduto do Roteiro Integrado do Sudeste. As viagens poderão ser independentes ou contratadas junto a operadoras de turismo.

O Roteiro Integrado do Sudeste faz parte da 2º edição da Rede de Cooperação Técnica para a Roteirização do Turismo, uma parceria entre o Ministério do Turismo (MTur), o Sebrae e o Instituto Marca Brasil. Ao todo, serão lançados cinco roteiros interestaduais.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em

Bielvolkon

Bielvolkon

02/05/2011 19:43:55
Tava na hora, o governo quer unir nordeste, norte, sul, mas se esquece da principal região em todos os quesitos, e só não é em IDH pq aqui ta superlotado e o Sul tá vazio . Onde o Rio fizer parte e for algo bom para todos nós eu sempre apoiarei, e agora ainda poderemos usar o turismo das capitais dos 4 estados para mostrar ao turista lugares lindos, historicos e de alto conhecimento que eles nem sabem que existem .