Roteiro turístico alagoano ganha reconhecimento nacional

Costa dos Corais vence categoria

  
  

A região da Costa dos Corais, em Alagoas, formada por águas cristalinas, recifes de corais e areias claras, conquistou a primeira colocação no programa ‘Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil’, realizado pelo Ministério do Turismo, na categoria ‘Roteiro ou Destino Turístico Segmentado’.

Em todo o Brasil, foram inscritos 93 casos de sucesso. Todos foram analisados por um comitê formado por representantes do Ministério do Turismo, acadêmicos e especialistas em desenvolvimento de gestão regional.

O prêmio é composto por oito categorias: gestão turística de destino, planejamento e gestão do turismo regional, roteiro turístico, roteiro turístico segmentado, site eletrônico promocional de um destino, roteiro ou região turística, material promocional de um destino, roteiro ou região turística, sustentabilidade ambiental em município e sustentabilidade sócio-cultural em municípios.

Os vencedores serão premiados com o Troféu Roteiros do Brasil, durante a 4ª edição do Salão do Turismo, em São Paulo, no dia 02 de julho. Os casos selecionados serão contemplados com divulgação no site www.turismo.gov.br/regionalizacao e em documentos, releases e projetos do Ministério do Turismo (Mtur), além de ganharem espaço no Salão de Turismo para dar mais visibilidade aos destinos.

De acordo com Vanessa Rocha, gerente da Unidade de Turismo, Artesanato e Cultura do Sebrae/AL, para inscrever o roteiro alagoano foi elaborado um relatório onde foram apresentadas todas as ações realizadas que visavam o desenvolvimento da atividade turística na região. Para ela, a premiação também é um reconhecimento de um trabalho de dedicação, realizado entre os parceiros.

“Este resultado foi alcançado com um trabalho realizado há muitos anos, com o envolvimento de muitas pessoas que passaram pelo APL Turismo Costa dos Corais. A união de parceiros e empreendedores daquela região permitiu uma maior organização da atividade turística da Costa dos Corais e hoje, ter o reconhecimento do Ministério do Turismo, é ter a oportunidade de divulgar o potencial turístico do nosso Estado e de estimular a realização de outras ações que visem o desenvolvimento de Alagoas”, explicou Vanessa Rocha.

O secretário de Turismo de Alagoas, Virgínio Loureiro, salienta que a premiação consagra a estratégia de integração e articulação desenvolvida pela Setur, juntamente com parceiros como o Sebrae/AL, no sentido de ampliar a oferta da linha de produtos, tanto nos roteiros já existentes, como para os novos em diversos segmentos.

Costa dos Corais

A região da Costa dos Corais, como é conhecido o litoral Norte de Alagoas, abrange os municípios de Maragogi, Japaratinga, Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres, Passo de Camaragibe, Matriz de Camaragibe, Porto Calvo, Barra de Santo Antonio e Paripueira. A beleza das praias e os imensos coqueirais, o charme dos meios de hospedagem, dos roteiros ecológicos, além do sabor da gastronomia local e da hospitalidade da comunidade, atraem milhares de turistas anualmente.

Serviço:
Sebrae/AL - (82) 4009-1600

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

  
  

Publicado por em