RS e PE investem no turismo de saúde

Relato de experiências e boas práticas para organização do segmento aconteceu durante Abav 2010

  
  
Turismo de Saúde: Luis Fernando Morais, sec. de turismo de POA, participa de reunião

O secretário de Turismo de Porto Alegre (RS), Luiz Fernando Morais, e o diretor-presidente da Empetur (PE), Gilberto Pimentel, apresentaram na manhã desta sexta-feira (22) as experiências de gestão pública para a estruturação do turismo de saúde nos estados.

A proximidade geográfica entre Porto Alegre e o Mercosul, por exemplo, motivou a formação de um centro de especialidades (Health Care Cluster) para atrair turistas dos países vizinhos. Para Morais, a cidade tem características que podem fortalecer sua competitividade no mercado internacional do segmento. “Apenas uma hora de viagem aérea separa o Uruguai de Porto Alegre. É mais perto que ir ao Rio de Janeiro. Queremos explorar essa proximidade e conectividade aérea com o Mercosul para fortalecer turismo de saúde”, afirmou. A capital gaúcha também tem duas unidades hospitalares que passam pelo processo de acreditação de qualidade e se preparam para elaborar um plano promocional e ampliar a rede de parceiros no segmento.

O avanço do pólo médico em Pernambuco levou diversos empreendimentos a tratar o mercado internacional como partícipe importante na movimentação do segmento. Porém, a principal demanda para as atividades de turismo ligadas à saúde é regional, segundo Gilberto Pimentel. “Mais de 7% dos turistas procuraram o estado, em 2009, por motivos de saúde. Foi então que percebemos que a nossa oferta precisava ser estruturada e começamos a procurar entender melhor o segmento”, relatou o presidente da Empetur.

Uma equipe pernambucana foi à Califórnia e ao Texas, nos Estados Unidos, para observar de boas práticas. No Brasil, a viagem técnica aconteceu nos hospitais Albert Einstein e HCor, na capital paulista. “Buscamos saber como São Paulo promove e trabalha esse segmento”, contou Pimentel, que pretende levar cursos de capacitação e qualificação em turismo para profissionais do setor hospitalar no estado.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em