Sabesp abre para visitação o maior reservatório-túnel de água da América Latina

Muitos não sabem da existência deste reservatório que está encravado entre Santos e São Vicente, porém podem aproveitar a limpeza dele para fazerem uma visita guiada e conhecerem este local que fica cheio de água a maior parte do tempo

  
  
O túnel sempre está cheio de água, porém desde o dia 27 de agosto está sendo feita a limpeza e desinfecção do local. Com isso, até o dia 30 de agosto o reservatório estará aberto para visitação

Quem vê ao longe parece a entrada de um túnel de carros, porém quando os visitantes entram no local descobrem algo que muitos nem imaginavam existir. A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, a Sabesp, mantêm em São Vicente (SP) dentro de um túnel encravado nas rochas do morro do Voturuá o maior reservatório de água da América Latina.

O túnel sempre está cheio de água, porém desde o dia 27 de agosto está sendo feita a limpeza e desinfecção do local. Com isso, até o dia 30 de agosto o reservatório estará aberto para visitação. Porém, antes de ir ao local deve-se fazer um agendamento prévio pelo telefone (13) 3201-2657. Até o momento mais de 500 pessoas já fizeram reservas para visitar o local.

A visitação é realizada com guias e em grupos com duração de 40 minutos. Os turistas podem conhecer toda a estrutura do local, além de aprenderem um pouco mais sobre a história do maior reservatório-túnel da América Latina que é responsável por abastecer as cidades de Santos, São Vicente e parte de Guarujá.

O reservatório em forma de túnel é dividido em duas câmaras que armazenam cerca de 55 milhões de litros de água cada uma. Ao total são 13m de altura (equivalente a um prédio de 5 andares), 15 metros de largura e mais de 1,1 mil metros de extensão. Ele está localizado dentro do parque do Voturuá, na divisa entre as cidades de Santos e São Vicente, porém a entrada fica pelo lado vicentino.

História
O reservatório foi construído entre 1979 e 1981 à 42m de altitude do nível do mar no morro do Voturuá/ Santa Tereza. O local foi escolhido, pois as rochas que formam o morro são de granito gnaisse (iguais ao do Pão de Açúcar, no RJ) e com isso, não haveria necessidade do túnel ser revestido por outro material. A capacidade total de 110 milhões de litros de água equivale a 44 piscinas olímpicas.

Serviço
Local: Parque Ecológico Voturuá - São Vicente (SP)
Tel: (13) 3201-2657
Datas: 28, 29 e 30 de agosto
Horários: 9h, 10h, 11h, 14h, 15h e 16h
Valor: Gratuito
Idade mínima: 12 anos

Por Dennys Marcel

  
  

Publicado por em