Salve o Rei do Baião!

No ano do centenário de seu nascimento, as redes sociais do Ministério do Turismo fazem uma justa homenagem ao Rei do Baião, dando dicas de destinos turísticos do Nordeste

  
  

Com sanfona, zabumba e triângulo acompanhando narrativas bem humoradas sobre o dia a dia do nordestino, Luiz Gonzaga do Nascimento, ou tão somente Luiz Gonzaga, popularizou o baião de norte a sul do país.

No ano do centenário de seu nascimento, as redes sociais do Ministério do Turismo fazem uma justa homenagem ao Rei do Baião, dando dicas de destinos turísticos do Nordeste.
O MTur quer receber, ainda, de seus fãs e seguidores, sugestões de lugares para curtir o melhor forró do Brasil.

VIDA E OBRA
Nascido em Exu, zona Rural de Pernambuco, no dia 13 de dezembro de 1912, Luiz Gonzaga deu visibilidade à vida e saga dos nordestinos em composições inventivas e divertidas. Em 1941, apresentou a música de sua autoria Vira e Mexe no programa de Ary Barroso. Em seguida, foi contratado pela gravadora Victor, pela qual lançou mais de 50 músicas instrumentais. Em 1945, Luiz Gonzaga gravou sua primeira música como cantor: Dança Mariquinha. Não parou mais. Até o fim da vida, em 02 de agosto de 1989, gravou 45 discos e sagrou-se um dos principais representantes da música brasileira.

HOMENAGENS
Em Pernambuco, estado natal de Gonzaga, as comemorações começaram no carnaval, quando escolas de samba regionais usaram o centenário como tema de seus enredos. As homenagens não param por aí. O governo estadual fez de 2012 o "Ano Cultural Luiz Gonzaga" e a Secretaria de Turismo está preparando uma programação especial para o São João, principal festa do estado.

Além disso, a prefeitura do Recife criou o Memorial Luiz Gonzaga, parada obrigatória para os admiradores do compositor. No local, estão expostos objetos pessoais, fotos e o acervo de obras do artista.

O talento de Luiz Gonzaga também foi destaque no carnaval carioca, o mais famoso do Brasil. A escola de samba Unidos da Tijuca, campeã de 2012, conquistou a Marquês de Sapucaí com o enredo "O dia em que toda a realeza desembarcou na avenida para coroar o Rei Luiz do Sertão".

DICAS
Comemore com o MTur o centenário de Luiz Gonzaga e encaminhe sua homenagem ao Rei do Baião. Pode ser um tuíte, usando a hashtag #centenariogonzaga, com uma sugestão ou imagem de onde curtir um bom forró na sua cidade; uma programação temática ou dica de destino nordestino na Fan Page do ministério; ou escreva para mtur.gestao@gmail.com Participe!

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em