São João Del-Rei: destino referência em estudos e intercâmbio

Nos dia 24 e 25 de novembro, a cidade mineira receberá seminário de Multiplicação de Boas Práticas do segmento

  
  
São João Del-Rei (MG): destino referência em estudos e intercâmbio

São João Del-Rei (MG) será a próxima cidade a receber o Seminário de Multiplicação de Boas Práticas do projeto “Destinos Referência em Segmentos Turísticos”, uma iniciativa do Ministério do Turismo (MTur), em parceira com o Instituto Casa Brasil de Cultura (ICBC), que pretende estruturar dez destinos turísticos com padrão internacional. Nos dias 24 e 25 de novembro, o evento reunirá gestores públicos, representantes da iniciativa privada e do terceiro setor, com o objetivo de disseminar informações sobre Turismo de Estudos e Intercâmbio, bem como discutir os resultados obtidos pelo projeto até agora.

Durante o seminário, haverá a apresentação de um diagnóstico do município. Além disso, representantes de outros dois destinos participantes do projeto – Paraty (RJ), destino referência em Turismo Cultural e Socorro (SP), referência no segmento de Aventura Especial – farão palestras sobre a participação no projeto e os resultados já obtidos. De acordo com a coordenadora geral de Segmentação do MTur, Sáskia Lima, a ideia é que os palestrantes possam multiplicar suas experiências, apresentando as práticas de sucesso desses segmentos turísticos.

REFERÊNCIA EM ESTUDOS E INTERCÂMBIO

Com apoio do MTur, ICBC e Associação Brasileira de Organizadores de Viagens Educacionais e Culturais (Belta), o município de São João Del-Rei está sendo preparado para se tornar referência internacional no segmento Turismo de Estudos e Intercâmbio. Para se ter uma ideia da procura do Brasil como destino de educação, segundo dados da Belta, nos últimos cinco anos, houve um aumento de 78% no número de franceses que vêm ao Brasil para estudar.

Além disso, dados da pesquisa “Caracterização e Dimensionamento do Turismo Internacional no Brasil”, da Embratur, revelaram que, em 2005, cerca de 72 mil turistas estrangeiros desembarcaram no Brasil com intuito de realizar estudo, curso ou pesquisa no país.

Segundo Lima, o Brasil está atento a esse nicho em expansão, e vem definindo políticas de inserção do País no cenário da educação internacional, a fim de se tornar competitivo. “Nesse cenário, o Ministério do Turismo, por meio do projeto “Destino Referência em Turismo de Estudos e Intercâmbio em São João Del-Rei/MG” espera contribuir para introduzir o Brasil como uma nova opção de destino para estudantes, criando um modelo de estruturação de produto segmentado que possa ser multiplicado para outros destinos com a mesma vocação de desenvolvimento, por meio da realização do Seminário de Multiplicação”, destaca a coordenadora.

Um dos resultados do projeto foi o Manual Técnico de Operações (MTur/BELTA, 2009), que apresenta diretrizes e orientações sobre o processo de estruturação de um destino vocacionado para o segmento de Turismo de Estudos e Intercâmbio. Clique aqui para acessar o documento na íntegra.

TURISMO DE ESTUDOS E INTERCÂMBIO

De acordo com o Ministério do Turismo, o Turismo de Estudos e Intercâmbio “constitui-se da movimentação turística gerada por atividades e programas de aprendizagem e vivências para fins de qualificação, ampliação de conhecimento e de desenvolvimento pessoal e profissional”.

Para saber mais sobre o segmento, clique aqui.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em