São Luís e Vitória em festa

As duas capitais brasileiras comemoraram mais um aniversário no dia 8 de setembro

  
  

Quase quatro séculos de vida colocam São Luís, capital do Maranhão, como uma das cidades mais representativas da história brasileira. A beleza de seus casarões coloniais, saborosa culinária e manifestações folclóricas atraem visitantes de todo o país e hoje comemoram mais um aniversário. São Luís completa 399 anos e já iniciou uma grande programação com o tema “São Luís 400 anos – a festa começa agora”.

Fundada por franceses e colonizada por portugueses, a cidade construiu sua identidade a partir da história e cultura de diferentes povos. Ganhou em 1997 o título de Patrimônio da Humanidade, reconhecido pela Unesco, e até hoje tem a gratidão do resto do Brasil por ter sido o berço de ilustres escritores, tais como Aluísio de Azevedo, Gonçalves Dias e Graça Aranha.

Diversas construções são um atrativo a mais na capital maranhense. O Teatro Artur Azevedo, segundo mais antigo do país; Museu das Artes Visuais, composto por azulejos coloniais, murais e obras de artistas do estado; Palácio dos Leões, fortificação erguida em 1612 em homenagem ao Rei Luis XIII e que hoje é a sede do governo local.

As manifestações culturais também são um dos convites ao turismo. O bumba-meu-boi, tambor de crioula, cacuriá e outras, ao lado do famoso carnaval de rua, sempre tornam mais sorridentes as calçadas peculiares da cidade. A tradição está aberta ao público: São Luís comemora 399 anos esperando por você!

Outra capital brasileira também está em festa neste 8 de setembro. Por sinal, é a segunda capital mais antiga do país, localizada num estado que é formado por um arquipélago, com 33 ilhas. Ainda não sabe? Vitória, no Espírito Santo, charmosa por suas paisagens, estilo tranqüilo e a hospitalidade, comemora 460 anos.

Tendo a Baía de Vitória ao redor e ilhas, encostas, enseadas, mangues e praias por todos os lados, a cidade tem crescido suas oferta turística. Hotéis, centro de eventos, vida noturna agitada e modernidade nos serviços têm atraído visitantes em um número cada vez maior.

A cidade tem museus e parques interessantes e refúgios para a natureza, como o Parque Municipal Grita da Onça, que oferece trilhas entre nascentes e riachos. A cereja do bolo, as lindas praias, encanta mesmo os que não são marinheiros de primeira de viagem. O turismo náutico, aliás, cresce rapidamente: o ambiente marítimo natural favorece o deslocamento por cruzeiros e iates e a prática de esportes a vela, como o windsurf e o kitesurf. Moradores e turistas batem palmas: que Vitória continue assim, charmosa e hospitaleira, por muitos e muitos anos.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em