São Paulo foi destino mais procurado pelos brasileiros em 2014, segundo ranking

Segundo estudo divulgado pela agência de viagens online ViajaNet, São Paulo é a preferida pelos turistas

  
  
Theatro Municipal de SP

De acordo com estimativas do Observatório de Turismo e Eventos, núcleo de estudos e pesquisas da São Paulo Turismo (SPTuris), no ano passado a cidade de São Paulo recebeu cerca de 15 milhões de visitantes, já contabilizando o impacto da Copa do Mundo, que equivale a 500 mil visitantes.

Para o secretário municipal para Assuntos de Turismo e presidente da SPTuris, Wilson Poit, o ano de 2014 foi muito produtivo e isso resultou em mais turistas querendo vir conhecer a metrópole. “Sem dúvida 2014 ficou marcado por realizações na estruturação do turismo paulistano e pelas premiações. Nossa cidade foi considerada como o melhor destino de lazer do Brasil, além de ter a melhor vida noturna e figurar o nível máximo no Índice de Competitividade do turismo nacional. Tudo isso mostra o interesse do turista nacional e internacional”, afirma.

Na segunda posição do ranking está o Rio de Janeiro, seguido por Salvador, Fortaleza e Recife.

Paulistanas passeiam em Parques
Recife no carnaval
Recife

O estudo da ViajaNet ainda mostra Porto Alegre em sexto lugar e Belo Horizonte em sétimo, seguidos por Teresina, Aracajú e por último Brasília.

Belo Horizonte

Alguns lugares para serem visitados no Aniversário da cidade

O dia pode começar com visitação a Praça do Pateo do Collegio, onde tudo começou. O local foi construído há 461 anos e se tornou um museu aberto à visitação. No domingo, dia 25, ele será ponto de saída do tradicional passeio gratuito de trólebus, promovido pela Secretaria Municipal de Transportes (SMT), São Paulo Transporte (SPTrans), Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e São Paulo Turismo (SPTuris). O percurso desta 10ª edição será: Pateo do Collegio, Mosteiro do São Bento, Edifício Martinelli, Edifício Altino Arantes, Viaduto do Chá, Theatro Municipal, Praça da República, Edifício Itália, Biblioteca Mário de Andrade, Largo São Francisco e Catedral da Sé. Os participantes conhecerão um pouco da história de São Paulo, a partir das explicações dos guias de turismo especializados da SPTuris. A primeira saída acontecerá às 9h15 e a previsão é que, a cada quatro minutos, aconteça uma nova saída.

Outra opção de passeio é o Walking Tour Especial de Aniversário – A cidade de Ramos de Azevedo. O tour começará às 14h e terá duração prevista de três horas. Os participantes conhecerão as dependências da área tombada pelo patrimônio histórico do Shopping Light e alguns pontos turísticos do centro, principalmente os edifícios arquitetados por Ramos de Azevedo. Cada um pagará o quanto acha que o passeio vale. Para participar, é preciso enviar um e-mail a contato@habitatn.com.br, informando o nome completo das pessoas e colocar no assunto: "walking tour de aniversário". O passeio tem capacidade máxima para 50 pessoas.

Estação Júlio Prestes

No sábado e no domingo, acontecerão duas saídas de um tour a pé pelo centro de São Paulo, que terá duração prevista de três horas. Organizado pela Estação Brasil Turismo, o passeio contemplará os seguintes atrativos históricos da capital: Largo de São Francisco, Igreja de São Francisco, Praça da Sé, Largo do Carmo, Solar da Marquesa de Santos, Pateo do Collegio, Centro Cultural Banco do Brasil, Bovespa, Edifícios Altino Arantes, Martinelli, Mosteiro de São Bento, Viaduto Santa Ifigênia, Viaduto do Chá e Theatro Municipal. O custo é de R$34 ou R$40, dependendo do dia e horário escolhido, para grupos de no mínimo dez pessoas.

Pedalada de Aniversário São Paulo 461 anos - Conhecendo a cidade e exercitando-se

Pedalada de Aniversário São Paulo

A Avenida Paulista também será o ponto de saída da Pedalada de Aniversário São Paulo 461 anos, promovida pela Prefeitura da cidade. O passeio gratuito terá concentração, a partir das 7h, em frente ao prédio da Fiesp e terá saída, às 8h, em frente ao Masp. Os interessados, deverão se inscrever até o dia 21 de janeiro pelo site oficial. O tour passará por alguns pontos turísticos da capital, como Estádio do Pacaembu, Pinacoteca do Estado, Estação da Luz, Theatro Municipal, Sambódromo do Anhembi e Viaduto do Chá. O passeio termina no Centro Esportivo e de Lazer Tietê, onde, no dia 24, os participantes terão que retirar o número de inscrição e a camiseta para a pedalada, das 9h às 18h.

Fonte : SPTuris

  
  

Publicado por em