São Paulo tem circuitos turísticos alternativos

Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira têm atrativos para quem quer cair na folia e para quem quer descansar ou se aventurar.

  
  

Para quem deseja fugir de um cenário de tráfego intenso nas estradas, rodoviárias e aeroportos lotados, horas e horas para conseguir chegar ao destino desejado durante o Carnaval, as cidades do Vale do Paraíba e a da Serra da Mantiqueira podem ser boas alternativas. Essas regiões oferecem diversas opções tanto para quem quer cair na folia como para quem prefere praticar esportes de aventuras ou até mesmo orar, seja na cidade ou nas montanhas.

Quem visitar a região poderá conhecer circuitos turísticos como o do Vale Histórico, Religioso e da Mantiqueira, desenvolvidos pelo Sebrae/SP em Guaratinguetá com apoio de prefeituras, câmaras municipais, entidades empresariais e comunitárias.

De acordo com o gerente do Sebrae/SP em Guaratinguetá, Augusto dos Reis Ferreira, os municípios que fazem parte desses circuitos estão qualificados para receber bem o turista. No ano passado, várias ações para capacitar os profissionais do comércio, de hotéis e restaurantes foram realizadas, bem como trabalhos de estruturação das cidades e de sensibilização junto à comunidade para que ela valorize os atrativos locais.

Para quem não abre mão de brincar o Carnaval e ao mesmo tempo aproveitar o clima do interior, a cidade de Areias realizará o Carnaval Feliz Cidade na Praça 9 de Julho. A programação do evento será composta por shows musicais e desfile de blocos carnavalescos. Areias integra o Circuito Turístico Vale Histórico junto com Arapeí, Bananal, São José do Barreiro, Silveiras e Queluz.

Este circuito propõe ainda um passeio pela História do Brasil. Na região, encontra-se a arquitetura e a cultura do século XIX, tempo em que o café era o carro-chave da economia brasileira. Outros atrativos são a culinária tropeira, o artesanato regional e a boa infraestrutura com diversos estabelecimentos de hospedagem como hotéis, hotéis-fazenda e pousadas.

Ainda no Circuito do Vale Histórico há opções para o turista que prefere um carnaval com altas doses de adrenalina. Empresas especializadas em turismo de aventura na região da Serra da Bocaina, como a MW Trekking, estão preparadas para receber os turistas que queiram fugir do estresse com opções de trilhas, escaladas e banhos de cachoeira, com maior ou menor grau de dificuldade.

De acordo com José Milton Serafim, proprietário da empresa, após as capacitações oferecidas pelo Sebrae/SP, vários empreendedores da região se estruturaram melhor para receber o turista, principalmente em férias e feriados prolongados como o Carnaval. “Estivemos presentes no Salão de Turismo em São Paulo, com o apoio do Sebrae/SP, e isso ajudou a dar mais visibilidade para a região, fiz muitos contatos e até participei de rodas de negócios na ocasião”, comenta o empresário, que está com boas expectativas para o feriado.

O vale é opção de destino para aqueles que querem aproveitar os cinco dias para orar e participar de encontros religiosos. Entre os dias 20 e 24 de fevereiro, a comunidade Canção Nova, de Cachoeira Paulista - cidade que compõe o Circuito Turístico Religioso - promove o acampamento Vida Nova em Cristo, que terá shows, luau, grupo de oração e as presenças de monsenhor Jonas Abib e do padre Fábio de Melo.

O Circuito Religioso contempla outras cidades: Guaratinguetá, onde o turista pode conhecer um pouco mais da história do primeiro santo brasileiro, Frei Galvão, e Aparecida, que abriga o maior Santuário Mariano do Mundo dedicado à Basílica de Nossa de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, local em que o turista pode visualizar a imagem encontrada nas águas do Rio Paraíba do Sul, em 1717, que se transformou na Padroeira do Brasil.

Aqueles que preferem o ar fresco da Serra da Mantiqueira podem aproveitar o carnaval em Campos do Jordão, onde acontece o Carnaval nas Montanhas 2009, com shows de MPB e de banda sinfônica, desfile de blocos carnavalescos e das escolas de Samba do Grupo Especial de São Paulo Vai-Vai e Camisa Verde e Branco.

Outra opção é para quem gosta da festa tradicional é São Francisco Xavier. Lá o carnaval acontece na praça Cônego Antônio Manzi e conta com matinê e apresentações musicais. Em Santo Antônio do Pinhal, também haverá muita música. A programação terá shows de marchinhas, sambas, sambas enredos e desfiles de blocos.

Monteiro Lobato também se preparou para o Carnaval de rua. Os foliões que forem assistir aos shows da banda Brasil com S e do DJ Blue poderão escolher entre ficar nas arquibancadas, nos camarotes ou na praça de alimentação. Os bonecos gigantes, conhecidos como Pereirões, confirmaram presença em todas as noites do evento.

Em Piquete, o carnaval já começou. Desde o dia 7, o Carnafolia na Mantiqueira vem movimentando a cidade com concursos de mini-rainha e rainha do Carnaval e micaretas, mas a abertura oficial do Carnaval será no dia 21, quando as tradicionais marchinhas, sambas-enredo e barracas de comidas típicas tomam conta de Piquete. E ainda sobra espaço para desfiles das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos.

Campos do Jordão, São Francisco Xavier, Santo Antônio do Pinhal, Monteiro Lobato e Piquete fazem parte do Circuito Turístico da Mantiqueira, lançado em abril de 2008 por meio do convênio firmado entre o Sebrae-SP em Guaratinguetá e o Campos do Jordão e Região Convention & Visitors Bureau (CJRC&VB).

Os atrativos dessas cidades vão além da programação do Carnaval. Todas possuem inúmeras belezas naturais, ricas em trilhas, cachoeiras, mirantes, picos elevados e rios cristalinos, uma ótima opção para quem quer passar o feriado praticando esportes de aventura. O artesanato, a música, a arquitetura e a culinária também são pontos fortes desta região.

Serviço:

Cachoeira Paulista - Acampamento Vida Nova em Cristo
De 20 a 24 de fevereiro
Informações - (12) 3186-2600 ou www.cancaonova.com

Areias - Carnaval Feliz Cidade
De 21 a 24 de fevereiro
Praça 9 de julho
Informações - (12) 3107-1540

Campos do Jordão: Carnaval nas Montanhas 2009
De 21 a 24 de fevereiro
Informações - (12) 3664-3525

São Francisco Xavier
De 21 a 24 de fevereiro
Praça Cônego Antônio Manzi
Informações - http://www.saofranciscoxavier.org.br/news/2009_02_21.htm

Santo Antônio do Pinhal
De 20 a 24 de fevereiro
Informações - www.saobentodosapucai.sp.gov.br

Monteiro Lobato
De 20 a 24 de fevereiro
Informações - (12) 3979-1314

Piquete
De 21 a 24 de fevereiro
Informações - (12) 3156-5006

Atendimento à imprensa:
Fátima Gamallo e Mariana Ianishi
Assessoras de Comunicação - (12) 3204-8722 e (12) 9149-9005

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

  
  

Publicado por em