Secretaria de Turismo incentiva agentes de viagem a comercializarem Minas Gerais durante a abertura ABAV 2009

A secretária de Turismo de Minas Gerais, Érica Drumond convidou os cerca de 30 mil agentes e operadores de viagens a pensarem sobre os modelos de viagens até hoje trabalhados no Brasil e a conhecerem os atrativos e produtos turísticos mineiros.

  
  
Secretária de Estado de Turismo, Érica Drummond e o Ministro do Turismo, Luiz Barreto, durante a abertura da Feira das Américas - ABAV 2009

Durante a abertura oficial 37° Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Feira das Américas (ABAV 2009), nesta quarta-feira, no Rio de Janeiro, a secretária de Estado de Turismo de Minas Gerais, Érica Drumond convidou os cerca de 30 mil agentes e operadores de viagens que passarão pelo evento, a pensarem sobre os modelos de viagens até hoje trabalhados no Brasil e a conhecerem os atrativos e produtos turísticos mineiros.

A secretária informou que pesquisa realizada com consumidores de São Paulo, pelo Instituto Marca Brasil, em abril de 2008, aponta que 70% dos entrevistados preferem destinos de sol e mar e, os outros 30% buscam produtos diferenciados que envolvem cultura, história e natureza. E, aqueles consumidores que optaram por sol e mar, em sua segunda viagem no mesmo ano preferem consumir o turismo rural, serras, montanhas e, especialmente, as atividades de ecoturismo. A pesquisa mostra ainda que muitas das vezes, o turista não encontra produtos diferenciados sendo ofertados pelas operadoras e agentes de viagens e, portanto, acabam fazendo a compra diretamente. Por outro lado, este mesmo turista sente falta do agente de viagem para oferecer o melhor em cada destino.

“É exatamente para esta fatia do mercado doméstico, estes 30% de consumidores, que Minas Gerais está direcionada. Neste sentido, somente na cidade de São Paulo, os agentes de viagens têm um mercado de seis milhões de consumidores, que desejam produtos oferecidos em Minas Gerais”, disse a secretária. Érica Drumond ressaltou ainda que além de todos os atrativos de natureza, como lagos, rios, parques, estâncias hidrominerais e grutas, Minas Gerais guarda importantes museus, possui 60 % do patrimônio histórico brasileiro, e ainda abriga o principal destino de romance do país – Monte Verde. “Hoje, nosso Estado esta preparado, dotado de atrativos, roteiros e produtos únicos para, efetivamente, ser comercializado e atender a demanda do consumidor final”, afirmou a secretária.

Secretária de Estado do Turismo, Érica Drumond apresenta expectativa para participação de Minas Gerais na ABAV 2009

Promoção

A secretária informou que a Setur – MG iniciou em 2007 um trabalho de planejamento profissional, adotando as melhores práticas e técnicas do turismo mundial, com foco na demanda e no mercado. “O Governo do Estado tem investido intensamente na infraestrutura. E no turismo, organizamos o mercado receptivo e criamos 70 novos roteiros abrangendo todas as regiões turísticas do Estado. Em Minas, tanto a iniciativa privada, quanto o poder público têm se empenhado para oferecer ao turista do século 21, produtos de consumo à altura de suas exigências”, ressaltou.

A secretária lembrou que nos três últimos anos, Minas Gerais esteve presente em mais de 200 feiras e eventos nacionais e internacionais do setor. Em setembro, o Governo do Estado inaugurou em São Paulo o Espaço Minas - um centro avançado de cultura, negócios e turismo, na maior capital da América Latina.

Espaço Expositivo

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Turismo preparou um estande expositivo para o evento, onde todos os agentes de viagens terão a oportunidade de vivenciar e conhecer Minas Gerais, por meio de sete salas que apresentam o nosso passado colonial - a Estrada Real com o Barroco e suas cidades Históricas, o artesanato, a cultura, os negócios, o segmento de gemas e jóias, a natureza e a capital Belo Horizonte. Também no espaço mineiro, na Área de Comercialização, mais de 50 entidades representam cerca de mil empresas do turismo do Estado.

“Neste evento, queremos incentivar a comercialização do destino turístico Minas Gerais. Nossa meta, é que todo o agente de viagem que passar por aqui nos próximos três dias, possa sair do Riocentro com seu cardápio recheado de novos produtos turísticos mineiros. Esperamos que de hoje em diante possamos sempre falar: Se você quer conhecer Minas Gerais, procure seu agente de viagens!”, concluiu a secretária.

Fonte: Secretaria de Turismo de Minas Gerais

  
  

Publicado por em