Secretário de Turismo e Pesca de Coruripe/AL busca novos recursos para alavancar o setor

Em 08 meses de sua gestão, avanços são percebidos em Coruripe

  
  

O Secretário de Turismo e Pesca Manoel Otávio Marques (Tavico), ao assumir a pasta, teve em sua frente um desafio: Inserir Coruripe nos roteiros turísticos do Estado e transformar projetos referentes à pasta da pesca em realidade.

Em sua primeira atividade, foi estabelecida a parceria entre a Aeroturismo, Prefeitura de Coruripe e Pousada Paradise. Nesta parceria que foi firmada com muito entusiasmo por ambas as partes, a agência de turismo receptivo Aeroturismo traz os visitantes para conhecer o Pontal do Coruripe, esses passam uma dia de lazer na Pousada Paradise e a Prefeitura, através da Secretaria de Turismo, irá montar um balcão de informações, além da venda de artesanato local feita pelas artesãs e degustação da gastronomia local.

Ainda no que diz respeito ao turismo receptivo, o secretário participou da quarta edição do Salão do Turismo que reúne a maior trade turístico nacional e internacional. Neste evento, o secretário pode avaliar a imagem turística do município e adapta-lo a realidade do país, trazendo bons investimentos para o setor. No Salão do Turismo, foi lançado o Roteiro da Civilização do Açúcar que fará uma viagem ao passado contando a história canavieira de Coruripe. Neste roteiro, o visitante poderá conhecer o processo de fabricação do açúcar, os canaviais, o funcionamento das Usinas Coruripe e Pindorama, e sua história. Além de visitas à Igreja de São José no povoado Poxim, datada de 1762, local onde nasceu o município de Coruripe.

No que se refere à pasta da pesca, o secretário Manoel Otávio e o deputado federal Joaquim Beltrão, visitaram a cidade de Porto de Pedras para conhecer o processo de beneficiamento das ostras ali cultivadas e observar qual melhor modelo para sem implantado na Associação de Ostreicultores de Barreiras de Coruripe (AOBARCO), que tem como principal parceiro a Prefeitura de Coruripe e seu principal incentivador o prefeito Marx Beltrão. Para incentivar a produção, o deputado federal Joaquim Beltrão, conseguiu através de emenda parlamentar R$ 114.000 em equipamentos para estruturar a AOBARCO que está em seu sétimo ano de atividade.

Para garantir a qualidade e higiene das ostras cultivadas pela AOBARCO, o secretário irá lançar o Selo de Inspeção Municipal (S.I.M.) que terá a parceria da Secretaria Municipal de Saúde e apoio da vigilância sanitária de Coruripe, o que garantirá maior volume de vendas, visto que a inspeção terá um processo rigoroso de fiscalização desde o cultivo da ostra até seu armazenamento.

Pensando em desenvolver o potencial pesqueiro do município o titular da pasta é integrante do colegiado que forma a Política de Desenvolvimento do Baixo São Francisco, que tem o objetivo de ofertar assessoria técnica e dar suporte as associações e colônias de pescadores através de equipamentos, tanques redes e fábricas de gelo. Todos os municípios pertencentes ao Baixo São Francisco ocupam lugar nesse colegiado, o que irá fortalecer os empreendimentos pesqueiros da região.

Fonte: Secretaria de Turismo de Coruripe

  
  

Publicado por em

Paulo alberto da costa gois

Paulo alberto da costa gois

25/09/2009 21:06:19
estou escrevendo um trabalho de conclusão de curso de turismo sobre pesca e gostaria saber o vocês tem sobre esse tema, como:livros, publicações etc

Equipe EcoViagem

Equipe EcoViagem

Olá Paulo, O EcoViagem possui matérias e notícias de inúmeros segmentos de turismo. Faça uma busca pelos ícones e encontre material. Caso queira material da Secretaria de Turismo de Coruripe, acesse: www.coruripe.al.gov.br Agradecemos o comentário, Equipe EcoViagem