Serra do Cipó: uma boa opção nos arredores da capital de Minas Gerais

Cachoeiras, cânions, campos rupestres, matas, rios, cavernas e sítios arqueológicos preservados são alguns dos atrativos da região.

  
  
Serra do Cipó: uma boa opção nos arredores da capital de Minas Gerais

Uma das melhores opções de lazer nos arredores de Belo Horizonte é a Serra do Cipó, que fica a apenas 90 quilômetros da capital, logo após a cidade de Lagoa Santa. Cachoeiras, cânions, campos rupestres, matas, rios, cavernas e sítios arqueológicos preservados são alguns dos atrativos da região.

A vegetação local tem uma grande diversidade, com mais de 1.600 espécies. A fauna também é variada e representativa, abrigando, inclusive, espécies ameaçadas de extinção. Além disso, sítios arqueológicos guardam vestígios de comunidades primitivas que deixaram registros nas paredes de diversas cavernas. Com o objetivo de preservar esse patrimônio, foi criado o Parque Nacional da Serra do Cipó, que abrange uma área de aproximadamente 100 mil hectares.

Com uma boa infraestrutura, que inclui estabelecimentos comerciais, hoteis, pousadas e áreas de camping seguras e com estrutura adequada, a Serra do Cipó oferece opções de diversão para todos os gostos. Canyoning, turismo equestre, caving, cicloturismo, alpinismo, passeios de caiaque e barco e trekking são algumas das atividades que atraem os fãs de esportes radicais e atividades físicas em geral. Para os que preferem o sossego e o descanso, a alternativa são bons restaurantes.

Para saber mais sobre a região apelidada “jardim do Brasil” pelo paisagista Burle Max, uma boa opção é o site www.guiaserradocipo.com.br, onde se encontram informações, links, fotos e outros esclarecimentos sobre passeios, hospedagem e alimentação, entre outros dados da Serra do Cipó.

Fonte: Prefeitura de Belo Horizonte

  
  

Publicado por em