Serra do Navio, sinônimo de preservação e beleza natural

A terra da lagoa azul, espaço beija flor brilho de fogo, do Parque Nacional do Tumucumaque e do Parque Municipal do Cancão, foi palco de mais uma edição da Caravana Meu Destino é o Amapá.

  
  

A terra da lagoa azul, espaço beija flor brilho de fogo, do Parque Nacional do Tumucumaque e do Parque Municipal do Cancão, foi palco de mais uma edição da Caravana Meu Destino é o Amapá, coordenada pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur).

Um dos objetivos trabalhados pela Setur e parceiros durante a caravana foi verificar os grandes potenciais turísticos da região, e com isso elaborar roteiros turísticos, e fomentar o desenvolvimento do turismo local gerando emprego e renda para o município. Na oportunidade, os técnicos da Setur realizaram uma pesquisa de opinião com empreendedores e munícipes de Serra do Navio.

A Caravana também teve a oportunidade de conhecer alguns dos pontos turísticos da região, como a lagoa azul, o museu a céu aberto das antigas máquinas que operavam na época da Indústria e Comercio de Mineração (Icome), Rio Amapari, Pedra Preta, cachoeiras e corredeiras, além do Parque Natural Municipal de Cancão, com uma área 370,26 hectares em que se encontram preservados a fauna e flora, além de uma importante bacia hidrográfica.

A cidade modelo construída em 1955 pela Icome, traz em seu cenário uma riquíssima beleza natural de encher os olhos de todos os turistas que visitam Serra do Navio. O município tem uma área de 7.757km e fica a 200km de distância da capital Macapá pela BR 210 e 196km pela estrada de ferro. Hoje o município tem uma população estimada em 8 mil habitantes.

Segundo a prefeita Lucimar Costa, o município de Serra do Navio é sinônimo de beleza e preservação, e foi reconhecido nacionalmente pelo prêmio ‘município modelo de preservação de áreas verdes e conservação de unidades ambientais’, concedido pelo Instituto Biosfera no Rio de Janeiro no último dia 23 de maio.

A Secretaria Célia Brazão do Nascimento disse que o município de Serra do Navio já está contemplado no roteiro turístico que será comercializado no Salão de Turismo – Roteiros Brasil, que acontece nos período de 1 a 5 de julho em São Paulo. Esses roteiros serão comercializados tanto interno (nacional) como externamente (Internacional), fortalecendo o turismo local. “Um fator de suma importância da Caravana é a oportunidade de executar uma ação descentralizada do Governo do Estado que integra órgãos públicos e iniciativa privada tanto estadual quanto municipal, e a comunidade local” disse.

Para o vice prefeito do Município Reginaldo Paiva Pantoja, esta iniciativa da Caravana Meu Destino é o Amapá, veio somar e abrir portas para a valorização do turismo em cada região. “O município de Serra do Navio é reconhecido por ter uma beleza impar, por ser uma região com belíssimas riquezas naturais, além de ter um grande equilíbrio entre o homem e a natureza, por isso é importante a valorização do turismo ecológico em nossa região” afirmou. A caravana Meu Destino é o Amapá aconteceu nos dias 23 e 24 de Maio.

Serviço Secretaria de Estado do Turismo: Assessoria de Imprensa: (96)3212-5335 ramal 211 ou 210

Fonte: Secretaria de Turismo do Amapá

  
  

Publicado por em

Antonio carlo duarte

Antonio carlo duarte

23/08/2009 08:11:06
gosto muito de curtir a natureza,na cidade que moro são luis do maranhão tem lugares lindos,local deserto com ilhas cercadas pelo mar aH! maravilhosas.