Sete pontos mágicos de Salvador serão conhecidos no dia 17

Locais escolhidos por meio de votação na web serão anunciados no auditório do Sebrae/BA

  
  

Uma coletiva de imprensa no auditório do Sebrae Bahia, em Salvador, Bairro dos Aflitos, vai divulgar na próxima quarta-feira (17) os 7 Pontos Mágicos da cidade escolhidos por meio de votação na internet. Participam do evento, que começará às 14 horas, representantes das entidades parceiras do concurso, como Sebrae, Bahiatursa, Secretaria de Turismo, Cluster de Entretenimento, Cultura e Turismo da Bahia, Saltur e Associação das Agências e Operadoras de Receptivo da Bahia.

Desde abril, os 7 Pontos Mágicos de Salvador estão sendo escolhidos por baianos e turistas através do hotsite www.7pontosmagicosdesalvador.com.br. Agora, além de contribuir na escolha, os participantes terão a possibilidade de revisitar alguns desses locais e outras belezas da capital baiana. Um concurso promovido pelo Cluster de Entretenimento, Cultura e Turismo dará prêmios turísticos na cidade de Salvador. A promoção vai até o dia 15 de junho.

Serão distribuídos sete prêmios, contemplando hospedagem com café da manhã de até uma semana e passeios, que incluem um tour completo da cidade, passeio de escuna nas ilhas e um tour especial, que passará pelos 7 Pontos Mágicos de Salvador.

Os interessados devem acessar o site www.7pontosmagicosdesalvador.com.br, preencher o cadastro de participação com os seus dados pessoais, votar em um dos locais que participam da eleição e enviar uma frase (dica turística) sobre um dos 7 Pontos Mágicos de Salvador. O regulamento completo pode ser acessado também pelo site da campanha.

A comissão julgadora é formada por representantes das entidades parceiras dos 7 Pontos Mágicos de Salvador. Serão avaliados critérios como criatividade, originalidade, possibilidade de implementação da idéia e adequação da dica turística ao ponto escolhido. A divulgação dos premiados estará disponível no site dos 7 Pontos Mágicos.

Novos roteiros

A mobilização para essa campanha partiu de uma demanda dos próprios empresários, que enxergaram a necessidade de renovar o setor de turismo receptivo na cidade. “Salvador precisava oferecer novos roteiros aos turistas. Estávamos com uma carência de ofertas”, aponta Kika Tenório, proprietária da Vento Livre Turismo e presidente da Câmara Baía de Todos os Santos.

Através de diversas reuniões entre os parceiros da ação, foram definidos 14 pontos, dos quais o público poderá escolher sete. Os mais votados ficarão conhecidos como os 7 Pontos Mágicos da cidade. A iniciativa vai promover a revitalização dos pontos escolhidos.

A opção pela internet, segundo o coordenador da carteira de economia criativa do Sebrae Bahia, Richard Alves, torna a eleição mais democrática e aberta, permitindo que moradores da cidade e turistas de vários lugares participem da escolha. “Essa iniciativa vai proporcionar um maior investimento dos poderes públicos nas áreas selecionadas”, diz Richard.

O presidente da Associação das Agências e Operadoras de Receptivo da Bahia (Abre), Jean-Paul Gonze, diz que esse pode ser o passo inicial de uma série de melhorias para diversos pontos turísticos de Salvador. “Ainda é muito cedo para chegar a qualquer conclusão. Mas, esperamos que, com o sucesso dessa ação, possamos realizar outras iniciativas em benefício do turismo receptivo na cidade”, conclui Jean-Paul, que também é proprietário da Lilás Turismo.

Já o presidente do Cluster de Turismo e Entretenimento, Xavier Venciana, acredita que antes de investimentos pesados em divulgação externa, Salvador precisa “arrumar a casa”. “Estamos no maior pólo de turismo da Bahia e precisamos valorizar os pontos turísticos da cidade”, diz. Para ele, a ação da escolha dos 7 Pontos Mágicos será uma forma de fomentar o desenvolvimento de toda a cadeia produtiva do turismo.

Segundo o presidente da Saltur, Cláudio Tinoco, o projeto é um grande desafio para o poder público, que terá que trabalhar na conservação e melhoria dos locais escolhidos na votação.

A campanha dos 7 Pontos Mágicos de Salvador é fruto de uma parceria entre Sebrae, Bahiatursa, Saltur, Câmara Brasileira de Turismo, Cluster, Câmara Baía de Todos os Santos, Associação Brasileira das Agências de Viagens, Sindicato das Empresas de Turismo, Convention Bureau, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Sindicato dos Guias de Turismo e Associação Brasileira dos Jornalistas de Turismo.

Serviço:
Sebrae Bahia - (71) 3320-4300

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

  
  

Publicado por em

HELLEN CHRISTINA -CEFET VALENÇA

HELLEN CHRISTINA -CEFET VALENÇA

22/07/2009 11:23:43
Gostei mto desse projeto que agrega valores a cidade de Salvador!!!
na minha cidade Valença também tem um projeto parecido é AS MARAVILHAS DA COSTA DO DENDÊ idealizado pela turma do 2 ano de turismo 2009 do Cefet de Valença com ajuda do professor Diogo Gomes