Setur de Alagoas apresenta novos roteiros a empresários

Ação faz parte da estratégia de diversificação da oferta turística em Alagoas

  
  

A Secretaria de Estado do Turismo vem trabalhando nos últimos anos com a estratégia de diversificação da oferta turística. Com esse intuito, a Setur realizou uma reunião, nesta quarta, 19, com alguns dos principais receptivos de turismo do Estado para a apresentação de novos roteiros e produtos. Dentre os novos roteiros estão o segmento de aventura, a turismo étnico, o roteiro integrado Civilização do Açúcar e o produto Ipioca.

O segmento de aventura foi apresentado pela diretora de Articulação, Negócios e Investimentos da Setur, Jannyne Barbosa, e pelos empresários participantes do grupo ‘Aventura em Alagoas’, formado com o apoio da Setur e do Sebrae. O empresário Charles Almeida, em sua apresentação, ressaltou o crescimento do mercado de aventura no Brasil e o compromisso das empresas alagoanas com a qualidade e segurança de seus serviços.

“Temos o objetivo de estimular o envolvimento dos empresários dos receptivos locais para agregar o segmento de aventura na oferta ao turista, pois possuímos diversos roteiros e atividades formatados e comercializados, todos com segurança e normas da Associação Brasileira do Turismo de Aventura”, afirma Charles, da empresa Gato do Mato.

Outro produto apresentado, pelo diretor de Produtos da Setur, Jair Galvão, foi o Roteiro Integrado Civilização do Açúcar, desenvolvido em parceria com o Ministério do Turismo, o Sebrae, as secretarias de Turismo de Alagoas, Pernambuco e Paraíba e o Instituto Marca Brasil. O roteiro, contemplado no Programa de Regionalização do Turismo, abrange a cultura e história da cana-de-açúcar nos três estados, com visitas a engenhos e comunidades locais.

O segmento étnico está entre os produtos desenvolvidos para a nova oferta turística de Alagoas, com a estruturação da Serra da Barriga e o Grupo União Espírita Santa Bárbara (GUESB), que realiza um trabalho social com a comunidade do Village Campestre e recebe turistas para conhecer a cultura cultura afro-brasileira, com apresentações, culinária e danças típicas.

De acordo com Jair Galvão, o segmento está sendo trabalhado em parceria com a Bahiatursa, para um roteiro integrado entre Alagoas, Bahia e Pernambuco. O objetivo é ampliar a oferta para os americanos que chegam através do voo da American Airlines para Salvador e Recife. “Para divulgar o produto aos receptivos locais e ampliar a oferta para todos os turistas que visitam o nosso Estado, estamos organizando a visita ao GUESB no dia 22, a fim de conhecer melhor a trabalho desenvolvido”, afirma Jair.

O roteiro de Ipioca também está sendo estruturado para entrar na oferta mais ampla de roteiros turísticos de Alagoas. Os diretores da Setur apresentaram os projetos que estão sendo desenvolvidos em parceria com as secretarias de Estado e do município de Maceió, assim como empresários da região, tanto de hotéis, como restaurantes do bairro.

Os empresários elogiaram a iniciativa da Setur na estratégia de formatar novos produtos e a interagir com os representantes do setor empresarial. A gerente da Aeroturismo, Ana Rogato, ressaltou a importância desse trabalho para o desenvolvimento do turismo no Estado e para a classe empresarial, que necessita desse apoio para renovar e melhorar sempre seus produtos.

Aventura em Alagoas

As empresas de aventura que apresentaram seus produtos foram Farol da Foz, Water House, Estação Aventura, Gato do Mato, Explorer Diving, Ecoscuba, Estrela Azul e Sport Drive. Informações sobre elas podem ser acessadas no site www.aventuraemalagoas.com.br

Fonte: Secretaria de Turismo de Alagoas

  
  

Publicado por em