Setur de Minas Gerais aposta em turistas da América do Sul

Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais intensifica as ações de promoção dos destinos mineiros no mercado latino-americano

  
  

Fomentar o turismo dentro da América do Sul, buscando atrair um público potencial que se vale da acessibilidade e pouca distância para realizar suas viagens. Esta é a meta da Setur, que participa entre os dias 06 e 17 de novembro, da Viva Achet, Workshops de Capacitação e da Fit, eventos direcionados para profissionais de turismo no Chile e na Argentina .

“O objetivo do Governo do Estado é tornar Minas Gerais um dos mais importantes destinos turísticos em nível internacional, reconhecido e consolidado nos principais mercados. Neste sentido, a América do Sul se destaca como importante centro para novos investimentos, visando o incremento do fluxo turístico intra-regional”, afirma a secretária de Estado de Turismo de Minas Gerais, Érica Drumond.

Eventos e capacitação

O turismo mineiro estará representado em Santiago, no Chile, no Viva Achet – Salón Internacional de Turismo - importante evento para a promoção de Minas Gerais na América do Sul. O evento, promovido pela Embaixada do Brasil e o Comitê Descubra Brasil do Chile, será realizado no Centro de Eventos Espacio Riesco, de 06 a 08 de novembro. O público estimado é de 10 mil participantes, entre agentes de viagem e público final.

Maior emissor de turistas para o Brasil, a Argentina também entra no circuito de promoção internacional do País com a realização de Workshops de Capacitação, de 9 a 11 de novembro. Nesse período, a Setur participa de capacitação de agentes e operadores, promovida pela Embaixada do Brasil na Argentina. Os workshops serão realizados nas cidades de Rosário, Córdoba, e Buenos Aires. O objetivo é incentivar promoção e o apoio à comercialização do Estado naquele país.

Durante a FIT 2009, também na Argentina, a Setur apresenta os destinos turísticos mineiros no estande da Embratur, na Feira Internacional de Turismo. O evento acontece entre os dias 14 e 17 de novembro, em Buenos Aires. A feira, organizado pela Associação Argentina dos Agentes de Viagens e Turismo e pela Associação de Agências de Viagens e Turismo de Buenos Aires, tem por objetivo promover o produto turístico brasileiro junto aos operadores da América do Sul. Durante o evento, serão trabalhados diversos temas sobre o setor turístico em atividades paralelas, como palestras, que visam permitir aos seus visitantes a atualização de informações das tendências do mercado e das características da oferta e demanda.

Dados

De acordo com a Embratur, a Argentina é, historicamente, o principal emissor de turistas estrangeiros para o Brasil. Em 2007, mais de 920 mil argentinos visitaram o país – o que significa quase 25% das viagens internacionais realizadas pelos argentinos. A maioria dos argentinos optou conhecer o Brasil por via terrestre. Já o Chile já é o quinto maior emissor de visitantes para nosso país. Ao lado do Peru, foi o país que mais cresceu na emissão de turistas estrangeiros para o Brasil em 2007: o número saltou de 176.357 visitantes para 260.430 – um incremento de 47,67%.

Fonte: Secretaria de Turismo de Minas Gerais

  
  

Publicado por em