Setur/MG comemora eleição de Monte Verde como melhor destino de romance do Brasil

Monte Verde, no Sul do Estado, comemora vitória como destino campeão do Concurso Cidades Românticas 2009.

  
  
Casal se delicia com Fondué

A Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur-MG) comemora a vitória de Monte Verde, no Sul do Estado, como destino campeão do Concurso Cidades Românticas 2009, com 24,5% dos votos dos internautas, na votação promovida pelo site VIAJEAQUI e Revista Quatro Rodas, da Editora Abril. O resultado foi divulgado esta semana. O distrito, pertencente ao município de Camanducaia, também detém, desde 2008, o título de melhor destino de inverno do Brasil.

De acordo com o site VIAJEAQUI, com pousadas charmosas, belas montanhas e um friozinho delicioso, Monte Verde foi escolhido o melhor lugar do Brasil para namorar entre 19 destinos pré-selecionados pelas equipes do site e da Revista Quatro Rodas. Em segundo lugar ficou Gramado (RS), com 15,5% dos votos e, em terceiro, Campos do Jordão (SP), com 14,5% dos votos.

Pequena localidade, muitos atrativos

Monte Verde, situada na Serra da Mantiqueira, possui um ar europeu que se mistura à hospitalidade típica do povo mineiro. A vila mantém costumes trazidos pelos primeiros moradores e possui influência alemã, suíça e italiana. Basta entrar em alguma das casas de chá ou em um dos pontos de venda de queijos e vinhos, para perceber a mineiridade em sintonia com a arquitetura européia.

No inverno, os termômetros registram, facilmente, temperaturas negativas. Uma ótima oportunidade para os casais se aconchegarem em um dos 174 hotéis e pousadas que possuem lareiras, hidromassagens e paisagens serranas, para serem apreciadas regadas a um bom vinho e fondue. O destino ainda oferece 87 restaurantes com gastronomia farta e diversificada e 203 lojas voltadas para o turista. A maioria dos estabelecimentos fica na charmosa Avenida Monte Verde.

O destino tem também muitos atrativos de natureza. As altas montanhas da Serra da Mantiqueira convidam os visitantes para uma escalada. Mas se você gosta de andar e curtir belíssimas paisagens, um passeio imperdível são as caminhadas nas trilhas até o topo da Serra. Lá de cima, é possível ver toda Monte Verde, Campos do Jordão e outras cidades do Vale do Paraíba. Para os mais radicais, a dica é curtir passeios de quadriciclo, mountain bike, off-road e jipe. Quem quiser pode praticar ainda arvorismo e patinação no gelo.

Política pública que dá certo

Prática de arborismo também é atração na localidade

A secretária de Estado de Turismo de Minas Gerais, Érica Drumond, avalia que a escolha de Monte Verde como o melhor destino de Inverno, em 2008, agora e de Romance pelos internautas do VIAJEAQUI é um grande mérito para o destino mineiro que se posicionou frente a destinos já consagrados destes gêneros no Brasil, como Gramado e Campos do Jordão. “O Romance está entre os segmentos prioritários da nossa política de promoção, divulgação e incentivo à comercialização”, explicou.

Ainda de acordo com a secretária, dentro da política pública do Governo de Minas, foram investidos de 2007 até o momento mais de R$10 milhões em ações de promoção dos principais destinos turísticos mineiros, dentre os quais Monte Verde se destaca no segmento de Romance. Somente nos dois meses que antecederam o inverno, o distrito foi tema de vários anúncios publicitários em revistas e jornais de grande circulação nacional e estadual, convidando o turista a viver o inverno em Monte Verde. E também, em parceria com a Associação do Circuito Turístico Serras Verdes do Sul de Minas, o destino foi promovido nas principais feiras do turismo nacional. “Todas as ações do Governo de Minas na área do turismo têm com objetivo tornar Minas o melhor lugar para se viver e, consequentemente, para se visitar”, afirmou.

Segundo Gustavo Arrais, presidente da Associação do Circuito Turístico Serras Verdes do Sul de Minas e secretário municipal de Turismo e Cultura de Camanducaia, Monte Verde já se auto-intitulava a terra do romance. “Esta vitória no Concurso Cidades Românticas 2009 do VIAJEAQUI e da Revista Quatro Rodas confirmou outro segmento que já trabalhávamos no marketing junto com questão do Destino de Inverno”, lembra. Ele diz que os resultados já podem ser mensurados – somente com o título de melhor destino de inverno, recebido em 2008, Monte Verde obteve, este ano, ocupação máxima nos seus estabelecimentos de hospedagem, entre junho e 15 de agosto, recebendo cerca de 7 mil turistas por dia no período.

Arrais aproveitou para anunciar que, como agora a localidade é oficialmente o melhor lugar para namorar, a Associação do Circuito lança um concurso cuja o prêmio será uma viagem de Lua de Mel de 5 dias para Monte Verde com tudo pago (hospedagem e alimentação). Para participar, basta responder a pergunta: “Por que eu quero passar a lua de mel em Monte Verde?” A resposta deve ser enviada para a Associação, no email info@monteverde.org.br. Também está previsto o lançamento de um selo comemorativo, que será inserido nos estabelecimentos comerciais do local.

Monte Verde é destino indutor para o turista nacional

Camanducaia, município que abriga o destino Monte Verde, integra a lista dos onze municípios mineiros selecionados pela Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais para se tornarem destinos indutores para o turista nacional. Essas cidades estão recebendo Estudo de Competitividade, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), que apontará os pontos positivos, negativos e gargalos a serem resolvidos em cada localidade visando o incremento da atividade turística.

O modelo é o mesmo implantado pelo Ministério do Turismo, que definiu 65 destinos indutores em todo o Brasil, com vistas ao turista internacional. Cinco deles também ficam em Minas: Belo Horizonte, Diamantina, Tiradentes, Ouro Preto e São João del-Rei (referência para estudos de intercâmbio). Estes municípios estão sendo trabalhados para se tornarem padrão no recebimento do turista internacional e terem capacidade de distribuir o fluxo turístico para outros municípios de seus entornos.

Fonte: Secretaria de Turismo de Minas Gerais

  
  

Publicado por em

Lucia

Lucia

28/09/2010 23:50:08
O lugar é maravilhoso e o clima é tudo de bom, igual não tem no Brasil, um lugar onde se vive melhor, onde a natureza com sua beleza exuberante encanta